Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

8 dicas para começar um negócio que todo empreendedor deve saber

A- A+

Começar um negócio exige mais do que uma grande ideia e faro empreendedor: é preciso ter persistência e dedicação para fazer a empresa crescer em meio às adversidades. Para ter sucesso nesse desafio, superar os obstáculos e fazer seu empreendimento prosperar, algumas boas dicas podem ajudar bastante.

Planejando começar um negócio

Dedicar-se ao planejamento da empresa é fundamental antes de abrir um negócio. Foto: iStock, Getty Images

8 dicas para começar um negócio

Selecionamos algumas dicas básicas para você começar um negócio de sucesso. Confira:

1. Invista tempo no planejamento

A pesquisa Causa Mortis, desenvolvida pelo Sebrae-SP, avaliou quase três mil empresas paulistas para entender as razões da mortalidade empresarial. Uma das principais descobertas foi o fato de que, entre as empresas que faliram em menos de cinco anos, 82% foram planejadas por, no máximo, seis meses. Como você verá a seguir, o planejamento consiste em diversas etapas.

2. Desenvolva uma ideia

A dica é óbvia, mas vale a pena ser ressaltada. Sem uma ideia pela qual você é apaixonado, que realmente o motive a superar todas as dificuldades próprias do empreendedorismo, você não conseguirá fazer a empresa prosperar. Desconfie das tendências momentâneas.

3. Construa parcerias

Antes de começar um negócio, avalie se é preciso firmar uma parceria com um sócio ou investidor. Para isso, considere os seus pontos fracos e procure entender qual o perfil de sócio que você precisa.

4. Analise a concorrência

Invista em estudos de mercado para descobrir se há espaço para mais uma empresa no nicho em que você pretende atuar, para entender como a concorrência atrai os clientes e para investigar quais os pontos fortes e fracos de quem já está no mercado.

5. Entenda o público-alvo

Aqui, também é necessário investir em uma pesquisa de mercado. A meta é entender o que motiva os seus clientes em potencial, o que eles valorizam, quanto estão dispostos a pagar e o que os faria procurar outras empresas. Qual idade tem o seu público? Onde ele se informa? Para quem dá atenção?

6. Mapeie os fornecedores

Quem irá fornecer os insumos básicos para a sua empresa? Você está bem localizado em questões de logística, energia elétrica, internet e telefone? É possível competir no mercado mudando os fornecedores? Qual o padrão de qualidade de cada um?

7. Busque a eficiência sempre

Quanto mais eficiente for a sua empresa, melhor será o resultado financeiro. Isso vale do desperdício de recursos até a gestão de tempo. Tenha como mantra a eficiência em primeiro lugar.

8. Invista em capacitação

Manter-se atualizado com as tendências do mercado é condição para ser bem-sucedido. Esteja ciente de que sempre é possível aprender mais, e nunca abra mão de absorver novos conhecimentos. Isso também vale para a sua equipe.

Começar um negócio exige perseverança

É preciso lembrar que ninguém consegue ter sucesso com um negócio próprio se não tiver perseverança, força de vontade e dedicação para superar as dificuldades que, acredite, irão aparecer.

À frente de uma empresa, cabe a você tomar decisões estratégicas e conduzir a companhia rumo ao sucesso. Por isso, você será exposto a uma quantidade de problemas muito maior do que a de quem trabalha como funcionário de uma repartição. A visão global do negócio é essencial para fazer a companhia prosperar.

Você vai se interessar por:

Gostou das dicas para começar um negócio de sucesso? Compartilhe!

como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria
como montar uma empresa de cromagem
como montar uma empresa de churros
como lucrar vendendo bolo no pote
como lucrar na crise