Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

8 dicas de decoração de cozinha que aliam beleza e economia

A- A+

Você está montando seu lar, doce lar e quer deixar tudo com a sua cara? Os preços salgados podem atrapalhar um pouco seus planos. Por isso, algumas dicas de decoração de cozinha sempre vêm a calhar para economizar na hora de personalizar esse ambiente que é a alma da casa.

É claro que haverá um gasto, principalmente se você ainda não possui móveis e utensílios. Mas é possível criar um cenário charmoso e aconchegante dando um toque pessoal mesmo quando se trata de comprar itens usados. E isso faz bem também ao bolso.

Casa montada com dicas de decoração de cozinha

Criatividade e organização andam juntas na hora de decorar bem, gastando pouco. Foto: iStock, Getty Images

8 dicas de decoração de cozinha

Aproveite as dicas de decoração de cozinha a seguir e crie um ambiente com a sua personalidade, mas sem se descuidar das finanças

1. Compre o básico

Em primeiro lugar, acomode itens essenciais, como panelas, talheres e panos de louça em suas respectivas gavetas. Avalie se o seu espaço comporta os objetos necessários ou se precisa redistribui-los pelo ambiente.

2. Cogite a pintura

O uso de tinta pode ser uma alternativa econômica. Não tem como comprar móveis novos? Pinte os antigos. Não consegue trocar os revestimentos? Passe uma tinta e a cozinha fica renovada em um piscar de olhos. Se quiser deixar o ambiente mais alegre, aposte em uma cor viva.

3. Aposte em adesivos

Um recurso que tem uma estética bonita e preços em conta é a aplicação de adesivos. A estampa que lembra os ladrilhos hidráulicos está em alta ultimamente e é fácil de ser encontrada. Mas é possível achar muitos outros modelos ou mesmo mandar fazer um desenho específico.

4. Invista em prateleiras

Não sobra dinheiro para mandar fazer os móveis sob medida, como você gostaria? Então, aposte em prateleiras. Mesmo os modelos mais simples podem ser bonitos e, principalmente, funcionais. Se não quiser deixar os utensílios expostos, uma cortina pode resolver o problema, e com uma boa pitada de charme.

5. Personalize os nichos

Os nichos de MDF custam caro? E por que não utilizar outro material? Você já imaginou que um ralador de queijo, quando virado de ponta cabeça e fixado na parede é ótimo para guardar utensílios? Desde talheres até outros acessórios, ele combina com tudo.

6. Recicle

Muitos objetos que iriam parar no lixo podem ter um ciclo de vida mais longo, dependendo do uso que você fizer. Caixas de madeira, por exemplo, podem ser lixadas, pintadas e transformadas em porta-temperos ou em prateleiras. Latas, vidros e outros objetos também são bastante úteis. Basta aplicar uma tinta, uma faixa de tecido ou o que desejar e, em seguida, um novo objeto está pronto.

Você vai se interessar por:

7. Monte os quadros você mesmo

Quer pendurar os quadros, mas aqueles que você viu na vitrine da loja estão caríssimos? Que tal pegar algumas figuras e colocá-las em um porta-retrato que combine com a decoração? Sai muito barato e é rápido de fazer.

8. Pendure

Com os apartamentos cada vez menores, nem sempre é possível acomodar tudo em gavetas e armários. Faltou espaço para guardar colheres, concha, escumadeira e panelas? Coloque um gancho e pendure. Fica organizado e bonito. E aquele escorredor que era da sua avó e continua lindo. Transformá-lo em uma bela luminária é apenas uma das possibilidades.

 

Gostou das dicas de decoração de cozinha? Compartilhe e deixe seu comentário!

melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Modelo de crepeira
Modelo de abridor de latas
Ela sabe como organizar sua casa
Cuidando das finanças no lar