Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

7 regras básicas de economia para viver em paz com o bolso

A- A+

Tranquilidade na vida financeira é saber exatamente para onde vão seus recursos financeiros. Essa é a dica da educadora financeira Cintia Senna para quem busca viver em paz com o bolso. Mas para chegar lá, é preciso conhecer e seguir algumas regras básicas de economia. Saber qual é o seu ponto de partida e seu objetivo final pode ser um bom começo.

Seguindo regras básicas de economia

Qualquer centavo economizado no dia a dia aproxima você da realização de sonhos. Foto: iStock, Getty Images

Veja 7 regras básicas de economia

Entre tantas possibilidades e caminhos para atingir o objetivo de uma vida financeira tranquila e estável, Cintia Senna lista sete regras básicas de economia para ter sucesso nesse projeto. Confira quais são elas.

1. Conheça seus números

Se você não sabe exatamente quanto ganha e quanto gasta, não poderá ter uma vida financeira tranquila. É preciso conhecer de perto seus números para poder decidir e planejar o destino de cada valor. Não sabe por onde começar o diagnóstico? Baixe uma planilha no Vivo Seu Dinheiro específica para essa ação.

2. Tenha sonhos

Sem direcionamento, você pode ir para qualquer lugar. Guardar dinheiro por guardar não traz tranquilidade financeira. Defina sonhos e objetivos em curto, médio e longo prazos, a serem realizados em até dois, cinco e 10 anos, respectivamente. Isso ajuda você a ter foco e motivação para seguir trabalhando e buscando novos recursos.

3. Evite desperdícios

De nada adianta diminuir gastos, poupar e continuar comprando produtos dos quais você não precisa. Gerencie melhor e dê destinos mais importantes para os seus recursos financeiros. Só compre aquilo que é necessário e que valha o preço que custa.

4. Economize

Cada centavo economizado é um passo mais próximo do seu sonho. Saber economizar, comparando preços, pedindo descontos e pechinchando, é também uma forma de valorizar o seu trabalho e o que você ganha com ele.

5. Tenha um orçamento real

Ter um orçamento que não se encaixe com a sua realidade financeira pode ser mais perigoso do que não ter nenhum. Calcule a média daquilo que você gasta com despesas fixas e baseie o planejamento nisso, comparando com os custos reais a cada mês. E dê valor ao seu esforço: seja fiel e siga exatamente o que você planejou.

6. Adapte-se ao padrão

O seu padrão de vida tem que se adaptar ao seu salário. Se você teve o salário reduzido, reduza também os gastos. É fundamental que sempre gaste menos do que ganha. Essa é a garantia de que, ao final do mês, você terá recursos para bancar um imprevisto que possa surgir.

7. Saiba investir

Todo o dinheiro que você poupar deve ser direcionado para algum fundo que faça essa quantia render. Poupanças, ações, imóveis, não importa: procure o tipo de investimento que pareça lhe dar mais retorno e potencialize os seus rendimentos. Isso dá ainda mais segurança para suas economias.

Como ter sucesso nesse desafio

Para Cintia Senna, uma vida financeira tranquila é equilibrada: sem dificuldades com dinheiro, sem privações, com planejamento e foco, o que reverbera positivamente em todos os outros âmbitos. Mas quem quer alcançar esse estágio deve ter foco e começar pela mudança de comportamento, afirma ela.

Todos os esforços devem estar envolvidos em atingir um patamar financeiro estável. Para Cintia, é importante que a pessoa passe a ter pensamentos positivos, com foco em objetivos realizáveis.

Antes de querer seguir qualquer uma das regras básicas de economia, você precisa ter um propósito de vida que o leve a sair da mesmice e mudar os hábitos que facilitam o endividamento.

Uma mente organizada e com visão em longo prazo, que consiga traçar a rota ideal do ponto inicial até a linha de chegada, ajuda bastante.

Segundo a educadora financeira, quando você persegue um objetivo, enxerga possibilidades mais reais e práticas. Nesse processo, tenha humildade e paciência para que consiga colocar em prática os bons hábitos.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Que tal seguir essas regras básicas de economia? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
como abrir uma academia de ginástica