Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

7 dicas sobre o correto manuseio dos alimentos para empreendedores

A- A+

Com a alta do desemprego, abrir um negócio próprio ou apostar em uma fonte alternativa de renda são opções a se cogitar. Mas não basta ter uma boa ideia: para empreender, a soma de habilidade e planejamento é receita imprescindível. Para quem vai trabalhar com comida, por exemplo, o inadequado manuseio dos alimentos pode afetar a saúde dos clientes e resultar no fracasso do projeto.

Cuidados no manuseio dos alimentos

Cuidados com a manipulação envolvem até mesmo o uso do uniforme correto. Foto: iStock, Getty Images

Acerte no manuseio dos alimentos

Se você está decidido a investir em um negócio no setor de alimentação, precisa adotar cuidados com a higiene e conversação do produto que irá vender. A professora Raquel Chesini, do curso de Gastronomia da Unisinos-RS, dá as principais dicas para o correto manuseio dos alimentos. Confira:

1. Use uniforme

A roupa deve ser de cor clara, de uso exclusivo no setor de manipulação, para não ser fonte contaminadora para os alimentos produzidos. Os jalecos ou camisas não devem ter bolsos acima da cintura e, quando houver botões, eles devem ser protegidos.

As calças devem ser compridas e também é necessário o uso de sapato fechado, preferencialmente com sola antiderrapante.

2. Retire os adornos

Brincos, correntes, colares, piercings, entre outros, devem todos ser retirados antes do início do trabalho, pois podem cair dentro dos alimentos durante a manipulação.

A proteção para os cabelos (gorro) é a primeira peça do uniforme a ser vestida e deve cobrir completamente os fios.

3. Lave bem as mãos

Quando não estão devidamente limpas, as mãos são o maior meio de contaminação dos alimentos. A lavagem deve ser realizada com sabonete líquido bactericida sem perfume, ou com sabonete líquido e um sanitizante (álcool 70%). Lembre-se de lavar o dorso da mão, o dedão, os espaços entre os dedos, as unhas, as palmas, os punhos e o antebraço.

A lavagem deve ser feita a todo momento: após ir ao banheiro, espirrar ou tossir nas mãos, coçar o nariz e até depois de atender o celular.

As unhas devem estar curtas, sem esmalte nem base e sem adornos (anéis, pulseiras, relógios). Se houver cortes ou feridas, é imprescindível usar curativo protegido por luva ou dedeira.

4. Não utilize maquiagem

Os hábitos de higiene do manipulador devem ser mantidos fora do ambiente de trabalho também. Tomar banhos todos os dias, por exemplo, é fundamental. Mas há detalhes que podem passar despercebidos, como o uso de maquiagem e perfume. Esses artigos não devem ser utilizados, pois podem contaminar os alimentos.

5. Higienize corretamente os utensílios

Os equipamentos, utensílios e instalações devem ser higienizados corretamente com o uso de produtos específicos, que possuam fichas técnicas e registro nos órgãos competentes, fornecidos por empresas especializadas em limpeza. Um dos erros mais graves é o uso de produtos clandestinos, que não são eficazes na higienização.

6. Cuidados com as pragas

É importante ter um programa de controle efetivo das pragas, realizado por empresa terceirizada. Além disso, é preciso manter o ambiente limpo, tapar os lixos e os ralos, além de implantar outras barreiras físicas, como tela nas janelas e vedação de frestas.

7. Capacitação é fundamental

Além dos cuidados no manuseio dos alimentos, toda empresa deve ter uma pessoa capacitada com o curso exigido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, com carga horária de 16 horas e validade de três anos. Após esse período, o manipulador devera fazer atualizações.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para acertar no manuseio dos alimentos? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria