Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

7 dicas para economizar combustível na estrada

A- A+

Não é novidade para ninguém que reduzir o consumo dos automóveis é uma medida que faz bem ao bolso e ao meio ambiente. Ter sucesso nesse desafio exige dedicação dos condutores, mas algumas atitudes simples podem fazer a diferença. Ao adotar boas dicas para economizar combustível na estrada, você reduz as despesas com o seu carro.

Motoristas seguem dicas para economizar combustível

Planejar a rota para fugir do tráfego é uma das dicas para economizar combustível. Foto: iStock, Getty Images

7 dicas para economizar combustível na estrada

Selecionamos diversas dicas para que você possa reduzir o consumo de combustível do seu veículo. As recomendações têm como base as orientações divulgadas pelo consórcio Ecowill, uma instituição criada na Europa para difundir práticas que levem a uma condução ecologicamente correta. Acompanhe:

1. Acelere de forma gradativa

Uma das principais dicas é dirigir de forma equilibrada, sem acelerações abruptas. Em vez de pisar fundo no acelerador, espere o carro atingir a velocidade desejada de forma gradativa, trocando as marchas de forma harmoniosa. Essa recomendação nos leva para a segunda dica.

2. Não tenha preguiça de trocar as marchas

“Esticar” as marchas inferiores para ter mais torque e, dessa forma, chegar mais rápido à velocidade desejada, não é uma boa estratégia quando a intenção é reduzir o consumo. A primeira marcha serve apenas para colocar o carro em movimento, e as marchas seguintes geralmente podem ser trocadas seguindo a relação a seguir:

  • 2ª marcha: a partir de 20 km/h
  • 3ª marcha: a partir de 30 km/h
  • 4ª marcha: a partir de 45 km/h
  • 5ª marcha: a partir de 55 km/h.

Lembre-se: o consumo é maior nas marchas mais baixas, então, quanto antes você puder desenvolver o carro para acionar uma marcha mais alta, melhor.

3. Seja paciente

A relação costuma ser a seguinte: quanto mais rápido você dirigir, mais combustível irá gastar. Procure manter uma velocidade constante equivalente à 75% daquela estabelecida como máxima para a via. Dessa forma, é possível garantir que o consumo será menor.

4. Calibre os pneus regularmente

Consulte o manual do proprietário do seu veículo e descubra qual a pressão recomendada para os pneus de cada eixo. O ideal é calibrar uma vez por semana, porque pneus murchos criam mais atrito com o asfalto, o que aumenta o consumo.

5. Evite carregar peso extra

Essa não poderia ficar de fora das dicas para economizar combustível. Se você não vai usar as cadeiras de praia ou as malas no porta-mala, deixe-as em casa. O peso extra é um dos maiores responsáveis pelo aumento do consumo de combustível.

6. Ar-condicionado apenas quando necessário

O ar-condicionado exige mais potência do motor do carro, então use-o com moderação e não hesite em desligá-lo se perceber que não há necessidade. Mas atenção: andar com as janelas abertas em alta velocidade prejudica a aerodinâmica do carro e pode ser ainda pior do que conduzir com o ar-condicionado ligado. Acima de 80 km/h, mantenha as janelas fechadas.

7. Planeje as rotas com antecedência

Quanto menos engarrafamentos você enfrentar, melhor será o consumo de combustível do seu veículo. Utilize aplicativos de monitoramento do tráfego, fique atento às rádios e descubra os horários ideais para dirigir. Um pouco de pesquisa também pode ajudar a encontrar pontos alternativos, com menos movimento.

Você vai se interessar por:

Vale a pena deixar o câmbio no neutro?

A decisão de colocar o câmbio do carro no ponto neutro em trechos com declives, a fim de diminuir o consumo de energia, é uma polêmica antiga entre condutores e especialistas em automóveis.

Antes de abordar o assunto, é importante salientar que essa estratégia é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro, que deixa claro, no artigo 231, ser proibido “transitar com o veículo desligado ou desengrenado, em declive”. A infração é considerada média, e está sujeita à multa, além de retenção do veículo.

Esclarecido esse ponto, é hora de desmitificar a ideia de que o carro no ponto neutro consome menos combustível. Essa afirmação fazia sentido para carros carburados, mas os modelos mais novos, com injeção eletrônica, reduzem o consumo de combustível a zero quando você tira o pé do acelerador e mantém o carro engrenado, ao contrário do que acontece quando o carro fica no ponto neutro. Pelo menos é o que apontam os fabricantes de veículos.

 

O que achou das dicas para economizar combustível? Comente!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro