Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

7 dicas para economizar com o enxoval de casamento

A- A+

Você marcou a data do grande dia e já faz contagem regressiva para dizer o “sim”? Dá um frio na barriga só de pensar em tantas coisas a organizar, não é mesmo? Além das despesas com cerimônia e festa, o enxoval de casamento também precisa ser providenciado. Mas com algumas dicas é possível reduzir o seu custo.

Noivos aproveitando o enxoval de casamento.

Comprar somente o necessário e pesquisar preços são segredos para economizar. Foto: iStock, Getty Images

Enxoval de casamento com economia

Conheça as sete etapas da economia no enxoval de casamento e comece a colocar a sua estratégia em prática hoje mesmo.

1. Planeje-se

Sempre que se fala em finanças, planejamento é palavra de ordem. Com o enxoval de casamento não é diferente. Faça uma lista com os itens que precisa. Assim, você não gastará sem necessidade. Se forem artigos que pretende ganhar no chá de cozinha, não corre o risco de receber presentes repetidos.

2. Defina o estilo da casa

Definir o estilo e as cores da sua decoração ajuda muito. Assim, você já compra tudo de forma que possa fazer as combinações necessárias, sem risco de afetar o visual do seu “lar, doce lar”. Se tiver dúvidas, florais suaves e cores neutras ficam bem em qualquer ambiente.

3. Atente-se aos prazos

O tempo ideal para montar um enxoval é de três a nove meses antes do casamento. Quanto maior a antecedência, mais dissolvidos ficam os gastos.

4. Comece pelo dormitório

Especialistas em organização de ambientes indicam começar pelo quarto, logo após comprar a cama. O segredo para evitar o desperdício é atentar para as medidas do colchão. Os padrões mudam muito de uma marca para outra. Antes de comprar um jogo de lençol, sempre pergunte ao vendedor se a padronagem da marca é maior ou menor.

Para deixar seu quatro completo (sem exageros), você precisará de quatro jogos de lençol, quatro travesseiros, duas colchas, uma manta, quatro fronhas avulsas, um cobertor fino, um cobertor grosso, dois protetores de colchão, quatro protetores de travesseiro e duas almofadas para enfeite.

As casas especializadas, via de regra, têm preços melhores e promoções frequentes.

5. Vá com calma na cozinha

Aqui está um dos maiores desafios. Se você não costuma cozinhar (e, principalmente, se a sua cozinha é pequena) não é necessário comprar milhares de utensílios ou uma linha completa. Um bom jogo de panelas e os utensílios básicos bastam.

Para completar um enxoval, acrescente quatro toalhas de mesa simples e duas para ocasiões especiais, 12 panos de prato, seis panos de chão, dois aventais, quatro caminhos de mesa, um jogo americano e dois jogos de tapete. E lembre-se que não é preciso comprar tudo de uma vez. Se precisar de mais itens, pode ir adquirindo aos poucos.

6. Poupe no banheiro

Da mesma forma que a cozinha, o enxoval do banheiro é pequeno. Dois roupões, quatro jogos de toalha, quatro toalhas de rosto avulsas, dois jogos de tapete antiderrapante e quatro toalhas para piso são suficientes.

7. Pesquise preços

Acredite: mesmo em itens de menor valor, você pode ter grandes gastos se não souber comprar. Em primeiro lugar, pesquise preços. As compras online podem garantir valores mais em conta. Além disso, siga seu planejamento até que todos os itens necessários estejam comprados.

Você vai se interessar por:

Compre com descontos

Outra dica valiosa para o seu enxoval de casamento é aproveitar os cupons de descontos. Trata-se de preços promocionais que algumas marcas oferecem para fidelizar seus clientes. Hoje em dia, alguns sites especializados captam esses descontos para você.

É o caso do Vivo Descontos, que envia semanalmente as promoções exclusivas das melhores marcas do e-commerce. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não paga nada e, após o fim desse período, é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas do enxoval de casamento com economia? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém