Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

7 dicas para começar um negócio depois dos 40 anos

A- A+

Após uma certa idade, já com maior maturidade pessoal e profissional, qualquer iniciativa empreendedora pode ter mais chances de dar certo. Por isso, preparamos 7 dicas para começar um negócio depois dos 40 anos e, claro, ter muito sucesso.

Ele segue as 7 dicas para começar um negócio depois dos 40 anos

Experiência acumulada dá mais embasamento e segurança para empreender. Foto: iStock, Getty Images

Perfil do empreendedor quarentão

Para a elaboração das 7 dicas para começar um negócio depois dos 40 anos, contamos com a ajuda de Fernando Camilher, consultor de Fontes Alternativas de Renda da Produtive Carreira e Conexões com o Mercado. Há mais de cinco anos, ele atende clientes com este perfil. Via de regra, os “quarentões” se dividem em dois grupos. Confira:

– Que se preocupam com a empregabilidade após os 50

Eles montam o negócio porque estão percebendo que a empregabilidade cai ao se aproximar dos 50 anos. Sabem que seria muito útil começar a pensar em empreender com estratégia e antecedência. Nesse caso, podem começar com mais calma, tendo um planejamento adequado para ir ajustando o negócio aos poucos e crescer sem muita pressão da renda familiar.

Eles podem se tornar empreendedores por oportunidades – que é onde, aliás, estão os indicadores de melhor performance.

– Que ainda apostam na carreira executiva

Muitos profissionais que já passaram dos 40 não querem montar seu negócio agora, pois têm na vida executiva seu principal foco e têm muita lenha para queimar ainda no mercado. O grande problema é que dez anos passam depressa e nem sempre há o planejamento ideal para uma mudança radical de meio de vida.

Nesta situação, muitas vezes, a pessoa percebe perto dos 50 anos que suas oportunidades no mercado de trabalho diminuíram muito, tendo que empreender no pior dos cenários.

Isso significa empreender por necessidade, que é onde normalmente os resultados são menores.

7 dicas para começar um negócio depois dos 40 anos

Seja qual for o seu perfil, siga as dicas a seguir e tenha boa sorte na sua empreitada:

  1. Busque um negócio que tenha a ver com seus gostos e que seja compatível com o estilo de vida que quer ter nos próximos anos.
  2. Não tenha apenas uma opção de negócio. Buscar oportunidades é uma característica empreendedora que traz resultados para poder escolher a melhor no momento.
  3. Depois disso, faça uma análise técnica e financeira da viabilidade do negócio, deixando de lado as paixões pela atividade, que podem inebriar o candidato a empreendedor.
  4. Pesquise outros empreendedores do mesmo setor, para verificar as alegrias e tristezas de cada negócio.
  5. Busque apoio da família na empreitada, pois ela vai sentir os reflexos da atividade.
  6. Tenha um sócio somente quando ele for complementar para as atividades estratégicas e, principalmente, com um acordo claro de responsabilidades e metas do negócio – previsto para vários anos e cenários.
  7. Entenda que empreender implica muita persistência, comprometimento, busca de informações e avaliações de riscos constantes. E que você precisa ter um brilho no olho quando falar de seu negócio.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das 7 dicas para começar um negócio depois dos 40 anos? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria