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por Vivo Seu Dinheiro

7 dicas para aplicar uma redução de custos na sua empresa

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Conduzir a gestão financeira de uma empresa não é tarefa das mais simples. As despesas fixas e variáveis são inúmeras e, se não há um bom controle, elas podem fazer minguar o lucro. Aí entra o gestor, buscando alternativas de redução de custos para que compense conduzir o próprio negócio.

Empresário calcula redução de custos

Corte de despesas devem ser adotados para melhorar o lucro da empresa. Foto: iStock, Getty Images

Redução de custos em 7 dicas

Quer saber como aplicar um choque de gestão na sua empresa? Pegue a lupa e analise criteriosamente cada gasto. Considere mesmo aqueles que parecem insignificantes, porque, quanto somados, eles podem fazer a diferença.

Confira as dicas abaixo para aplicar a redução de custos no seu negócio e passe a tesoura nas contas da empresa:

1. Seja sustentável

Uma empresa “verde” une o útil ao agradável, porque ajuda a preservar o meio ambiente (o que pode inclusive ser usado como estratégia de marketing) e vê suas despesas diminuírem.

É possível colocar em prática a redução nos custos com água (instalando reguladores de vazão nas torneiras), energia (aproveitando melhor a luz natural e criando um telhado verde para isolamento térmico do prédio, diminuindo os gastos com ar-condicionado) e com papel e tinta (usando a computação em nuvem para editar e compartilhar documentos).

2. Incentive o home office

Permitir aos funcionários que trabalhem de sua própria casa é uma prática de muitas empresas modernas e inovadoras. Basta que seja mantido um ágil canal de comunicação entre o gestor e o empregado, garantindo que as entregas continuem acontecendo no prazo. Haverá menos gastos com manutenção do escritório e com o pagamento de vale-transporte.

3. Otimize a produção

Se até hoje você não sabe com precisão quanto cada funcionário produz, é a hora de rever seus processos de gestão. Sempre é possível aumentar a produtividade sem contratar mais funcionários, apenas adotando métodos para acompanhar o andamento das tarefas e cobrando resultados – integrar isso com uma política de metas é o recomendado.

A partir daí, a empresa poderá ver o seu faturamento aumentar, com o ganho com produtividade, ou então reduzir os custos com equipe, já que menos funcionários são necessários para manter a produção no mesmo nível.

4. Redefina o portfólio de produtos

Pode ser que o seu lucro com a venda de produtos não seja tão grande quanto o desejado, porque a relação entre os custos para a sua produção e o preço de venda é pouco favorável.

Tente conceber produtos com um maior valor agregado. Assim, você precisará vender menos unidades para manter o lucro atual, reduzindo os custos variáveis que correspondem à produção.

5. Negocie com fornecedores

Seus fornecedores têm preços competitivos no mercado? Se eles tiverem concorrentes com produtos da mesma qualidade, faça uma pesquisa e veja se comprar de outras empresas não é mais econômico.

Vale a ressalva de que manter um bom relacionamento com o fornecedor é importante, então, ofereça a ele a chance de preservar a parceria, apelando para a confiança mútua que se estabeleceu entre vocês para renegociar valores e condições previstas nos contratos.

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6. Terceirize

Contabilidade, departamento jurídico, marketing, recursos humanos, limpeza e segurança são alguns setores que, em determinadas situações, vale mais a pena terceirizar. Isso pode significar a demissão de profissionais ou extinção de um setores inteiros. Apesar disso, em alguns casos, é preciso tomar esse tipo de medida.

7. Melhore os processos de contratação

Se você não der a devida atenção ao processo de seleção de novos funcionários, em pouco tempo, vai precisar demitir alguém que não estava apto a assumir determinada função, ou, então, verá um funcionário recentemente contratado pedindo desligamento porque o seu trabalho não era exatamente aquilo que ele imaginava.

Nesses casos, você terá que perder tempo e dinheiro com um novo processo seletivo. Portanto, certifique-se sempre de que está contratando a pessoa certa, e que ela também considera a oportunidade adequada para o seu momento profissional.

 

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