Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

7 dicas para acertar na localização e montagem do ponto de venda

A- A+

Critério fundamental para o sucesso de qualquer loja ou estabelecimento que depende da visita de clientes, o ponto de venda deve ser escolhido e planejado com esmero pelos empresários. Caso contrário, aumentam os riscos de não ser percebido ou não conseguir cativar o público desejado.

Mulher feliz com seu ponto de venda

Com a escolha certa, seu negócio é visto como mais atraente pelos clientes. Foto: iStock, Getty Images

Como montar o ponto de venda ideal

Selecionamos algumas dicas para que você possa planejar, escolher e montar o ponto de venda da sua empresa. São sete passos essenciais, divididos em duas etapas. Confira:

Escolhendo o ponto de venda

Em primeiro lugar, é preciso definir a localização do ponto de venda, com base nos critérios a seguir. Para sua decisão, faça algumas perguntas:

1. Acesso

O local tem fácil acesso via transporte público? Há estacionamento particular? A rua é movimentada ou conhecida? A loja é facilmente visível? O fluxo de veículos, motos, ônibus e caminhões pode prejudicar a visita de clientes? É uma zona segura durante o dia e à noite?

2. População

Qual a renda média do público que circula pela região? Até que ponto o comportamento, a personalidade e os hábitos de consumo dessa população estão vinculados ao público-alvo da sua empresa? Por que e com que frequência os seus clientes em potencial visitam a região?

3. Concorrência

Com quem você terá de concorrer? É possível concorrer, ou o preço do seu produto não consegue ser competitivo? Quais são as estratégias de vendas dos seus concorrentes? Qual o fluxo de expansão dos estabelecimentos?

4. Imóvel

O tamanho do imóvel é compatível com a necessidade da sua empresa? A fachada está livre para ser explorada comercialmente? O ambiente é limpo e arejado? A pintura é recente? Há boa iluminação interna e de luz natural? É simples organizar o imóvel para montar sua loja?

Montando o ponto de venda

Agora que você já escolheu o local do ponto de venda, é hora de observar alguns detalhes na montagem da loja. Entre os principais critérios aos quais você deve ficar atento, incluem-se:

1. Vitrine

A vitrine deve ter organização impecável, funcionando como um convite permanente para o cliente visitar a loja. Com uma iluminação indireta, mostre alguns dos seus principais produtos, deixando claro o que a loja pode oferecer de melhor. Descontos pontuais ou promoções eficientes também devem ser informados.

2. Climatização

Invista em um sistema adequado de refrigeração para manter os seus clientes o maior tempo possível dentro da loja. Se a rua estiver com uma temperatura mais agradável, o consumidor se sentirá tentado a ir embora. Ambiente climatizado significa conforto e bem-estar para todos.

3. Decoração

É preciso combinar as cores de forma que a sua empresa e os produtos por ela comercializados se reflitam na decoração. Evite tons chocantes ou muito vivos, principalmente se os produtos forem sóbrios ou voltados a adultos. Evite distrair os clientes com as cores, e as selecione de forma que o ambiente fique harmonizado, facilitando a compra. Qualidade de acabamento dos materiais também pode ser um diferencial da loja.

Você vai se interessar por:

Ponto de venda impacta desempenho das empresas

A afirmação é um tanto óbvia, mas ainda há quem negligencie a importância de um ponto de venda bem localizado e estruturado. É verdade que o atendimento contribui para alavancar o desempenho, que os produtos devem ter qualidade e que a gestão técnica faz diferença, mas nada disso se sustenta em um estabelecimento mal localizado.

E isso fica claro quando os valores dos aluguéis são analisados. Não é à toa que imóveis localizados em pontos com alto fluxo de consumidores são mais valorizados do que aqueles situados em áreas pouco procuradas pelo público. O mercado atua como um sensor, conferindo valor a quem merece.

Se, mesmo com as dicas apresentadas neste artigo, restarem dúvidas a respeito do tema, a recomendação é procurar profissionais especializados em consultoria empresarial. Com o auxílio de quem tem experiência no setor, você consegue minimizar os riscos e qualificar as decisões.

 

Gostou do artigo para montar seu ponto de venda? Compartilhe as dicas!

como montar uma empresa de cromagem
como lucrar vendendo bolo no pote
como lucrar na crise
lado bom da crise
índice de confiança do empresário do comércio
como abrir uma microcervejaria