Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

7 dicas de vendas para iniciantes no comércio eletrônico

A- A+

Se o comércio dito tradicional vive tempos difíceis, o eletrônico está em expansão. Segundo pesquisa da BigData Corp., encomendada pelo PayPal Brasil e publicada em março, o e-commerce cresceu 21% no Brasil no período de um ano. Se você também pretende abrir uma loja virtual, este artigo com dicas de vendas para iniciantes é especial para o seu caso.

Ela seguiu dicas de vendas para iniciantes

Além da segurança, site deve oferecer ao cliente uma navegação fácil e intuitiva. Foto: iStock, Getty Images

A prova dos 7: dicas de vendas para iniciantes

O Brasil conta, atualmente, com mais de 550 mil sites que vendem algum tipo de item ao consumidor – ou seja, a competição está se acirrando.

Para facilitar a vida de quem se aventura no mundo virtual, confira sete dicas de vendas para iniciantes, elaboradas pelo Sebrae, para colocar seu projeto em prática. São sugestões que podem atrair a atenção dos consumidores e lhe ajudar a construir uma carteira de clientes fiéis.

1. Saber onde está se metendo

Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes e como será a estratégia de marketing. Para isso, é necessário elaborar um plano de negócios, o que reduzirá as chances de fracasso e testará a viabilidade do projeto.

2. Ter um site funcional

Tudo que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades na usabilidade da loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Procure evitar os problemas mais comuns, como site lento, imagens muito pequenas, anúncios em excesso, pouco contraste entre fundo da página e cor da letra inadequada.

3. Oferecer multicanais ao cliente

É necessário estar presente nas redes sociais, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente e colocar o número de telefone bem visível no site. Todos esse canais precisam efetivamente funcionar – ou é melhor nem ter.

Avaliar a possibilidade de criar um blog, sobretudo se estiver atuando em um nicho no qual conteúdos sejam influenciadores de compra, é uma boa ação.

Além de reunir o público-alvo, o portal pessoal serve para divulgar ofertas da loja virtual, o que favorece aos mecanismos de busca atribuir relevância à loja.

4. Anunciar

Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificar se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas formas de fazer anúncios na internet, de links patrocinados a mídias sociais. Em qualquer um desses formatos, o mais comum é pagar por clique.

5. Investir em SEO

A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo.

Hoje, os sites de busca (como o Google) são a principal fonte de procura de informações por aqueles que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto. Quando bem feito, o trabalho do SEO gera maior visibilidade para o negócio e diminui a necessidade de investimentos em anúncios.

6. Dar segurança aos clientes

Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois esse é um dos fatores mais determinantes na aquisição no mercado digital.

7. Cuidar da gestão do negócio

Depois que o cliente clica no botão comprar no site de uma loja virtual, se inicia uma complexa e delicada operação, invisível aos olhos do consumidor e que inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios, faturamento, entre outros.

O chamado Back Office – a parte de trás do balcão – representa a estrutura física completa nos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.

Você vai se interessar por:

 

Gostou das dicas de vendas para iniciantes? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria