Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

6 perguntas sobre seu dinheiro que você deve se fazer agora

A- A+

Está pensando em uma pós-graduação, uma viagem, casa própria ou uma vida tranquila no futuro? Tudo isso é possível. Antes, porém, é importante fazer a si próprio algumas perguntas sobre seu dinheiro. Planejar-se é a chave para realizar seus sonhos sem sustos.

Identifique o que é primordial, necessário em termos de sobrevivência.

Conhecimento sobre seus hábitos financeiros ajuda a determinar sonhos. Foto: iStock, Getty Images

Perguntas sobre seu dinheiro

De acordo com o professor de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Sérgio Soldera, a pessoa deve começar fazendo perguntas sobre o quão suficiente é o dinheiro que possui para ter o padrão de vida que deseja. “Planeje e quantifique de acordo com o que você dispõe e por quanto tempo vai continuar ganhando”, ensina.

Confira três perguntas essenciais a se fazer a partir desse entendimento:

1. Quanto tenho de dinheiro?

Para que você possa se organizar, a primeira coisa a fazer é traçar um plano. Quantifique e tenha em mente por quanto tempo você vai ganhar esse valor, pois é provável que ele varie.

2. O que quero fazer com o dinheiro que tenho?

Parta de uma lógica de períodos de tempo. Faça perguntas sobre o que quer fazer a curto, médio e longo prazo, de acordo com o que você ganha. De imediato, não é possível fazer muita coisa.

3. Quais são as minhas necessidades básicas?

Identifique o que é primordial, necessário em termos de sobrevivência, como alimentação, moradia, saúde, aquelas despesas que não variam muito, e aquelas que significam uma melhoria de padrão de vida, aquilo que você quer adquirir – sempre dentro da sua disponibilidade financeira.

Você vai se interessar por:

Veja dicas de como administrar seu dinheiro de forma inteligente

Descubra como investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro

Veja como investir dinheiro com menos riscos e boa rentabilidade

Perguntas sobre como você lida com dinheiro

As perguntas a seguir, dizem respeito à forma como você vê o dinheiro e lida com suas finanças. Confira:

1. Qual o tipo de relação tenho com o dinheiro?

Faça a você perguntas sobre como você pensa e age em relação ao dinheiro e aprenda a conhecer a si mesmo.

2. E se a minha renda for interrompida por algum motivo?

Pense um pouco sobre seu futuro e faça perguntas sobre o quão preparado você estará: há dinheiro guardado, aplicado, reservado para um momento de necessidade?

Caso a resposta seja negativa, talvez seja a hora de começar a pensar nisso e até mesmo a repensar a forma como lida com o dinheiro.

3. Dinheiro é um fim ou um meio?

A forma como você lida com o dinheiro, alerta o economista Sérgio Soldera, pode levar a diferentes comportamentos, alguns mais e outros menos saudáveis. Dependendo do quanto você for controlado ou impulsivo com seus gastos, pode necessitar de ajuda profissional.

O economista recomenda buscar tratamento quando houver falta de controle. “Se está passando em um shopping e tudo o que vê vai comprando, mesmo que não seja importante, é um problema que pode não ser mais apenas financeiro, e sim de saúde”, diz o professor.

Fazendo essas perguntas sobre seu dinheiro hoje, você terá tempo para planejar seu futuro e para se organizar para conquistar coisas que deseja com prazos estabelecidos e de acordo com suas possibilidades.

 

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

Casal melhora as finanças pessoais
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet