Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

6 dicas para usar bicarbonato de sódio e economizar com produtos de limpeza

A- A+

Tradicional na cozinha e conhecido como clareador de tecidos e dentes, o bicarbonato de sódio também pode ser um grande aliado na limpeza de ambientes, objetos e mesmo na higienização corporal.

Desde a eliminação do mau cheiro nos pés, o famoso chulé, até o desentupimento de tubulações, especialistas em técnicas domésticas explicam por que esse produto é necessário na sua casa.

Bicarbonato de sódio na limpeza

Bicarbonato tem grande utilidade doméstica, mas deve ser usado com cuidado. Foto: iStock, Getty Images

6 usos do bicarbonato de sódio na limpeza

Paredes

Para a personal organizer Bárbara Volnei, acrescentar uma colher de café de bicarbonato de sódio em uma esponja úmida, ajuda a limpar paredes pintadas com tinta lavável.

Já para os rejuntes de azulejos, a dica é misturar a substância com vinagre e passar no material com uma escova. Após meia hora de ação, basta enxaguar.

Pia

As pias entupidas também podem receber a ação do bicarbonato de sódio. Usar quatro colheres de sopa do pó, misturadas a um copo de vinagre branco e despejadas no ralo da pia, pode desentupir os encanamentos, segundo Bárbara.

Conforme a blogueira Aline Spera, o pó também pode tirar o mau cheiro da tubulação, se misturado à água quente.

Pés

Também é dica de Aline usar o bicarbonato para eliminar o mau cheiro que o suor dos seus pés deixa nos sapatos ao longo do dia. O famoso chulé pode ser contido se você despejar o pozinho na parte interna dos sapatos durante a noite, como um talco. Na manhã seguinte, retire o que sobrou do pó e limpe bem os calçados com um pano, antes de usar.

Geladeira

Para mau cheiro na geladeira, Bárbara e Aline indicam receitas diferentes. A personal organizer, que mantém um site na internet, opta por deixar um potinho aberto nos cantos das prateleiras. Já a autora do Blog da Esposa mistura o produto com água morna e limpa o interior do eletrodoméstico. Ela explica que o mesmo pode ser feito no micro-ondas e em potes plásticos.

Recipientes

Panelas também podem ser alvo do bicarbonato de sódio. Aline indica que esfregar um pouquinho do pó com uma esponja úmida ajuda a eliminar manchas de queimado.

Para Bárbara, são as garrafas térmicas que merecem atenção. Misturar a substância com água quente e deixar agir por uma hora remove manchas e o cheiro das bebidas depositadas ali anteriormente.

Roupas

As roupas que ficam com cheiro de suor, mesmo após uma lavagem profunda, podem ser higienizadas com bicarbonato de sódio, conforme a dica de Aline. A aplicação, por alguns minutos, de uma pastinha desse pó com água na região das axilas pode eliminar os maus odores. Para roupas coloridas, a dica é testar na parte interna se há risco de manchas.

Você vai se interessar por:

Empresa de limpeza ou diarista? Saiba qual o melhor custo-benefício

Usar sal no lugar de produtos de limpeza ajuda a economizar

Compare 4 modelos de aspirador que vão facilitar a limpeza

Cuidados com o bicarbonato de sódio

As receitas são práticas e eficazes, mas é importante que você tenha cuidado com os materiais em que o bicarbonato de sódio será aplicado. Aparelhos eletrônicos e tecidos delicados, como a seda, podem sofrer danos, segundo Bárbara. O pó pode causar manchas no tecido e penetrar na parte interna dos aparelhos.

Para Aline, o cuidado deve ser tomado na aplicação sobre superfícies de alumínio. Uma reação química, segundo ela, pode enfraquecer o metal e acabar danificando a peça como um todo. Deixar agir por um tempo curto e certificar-se de remover completamente os resquícios são os conselhos da blogueira.

 

Gostou das dicas de limpeza? Compartilhe!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
reduzir gasto com doméstica
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho