Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

6 dicas para aumentar a durabilidade de cabos USB

A- A+

Indispensáveis para quem deseja conectar mouses, HDs externos, celulares ou câmeras fotográficas a computadores e notebooks, os cabos USB merecem atenção dos usuários. Aparentemente simples, os dispositivos podem gerar dor de cabeça – e prejuízos – se forem utilizados de maneira incorreta.

Cabos USB são práticos

A maneira como você pluga ou guarda o cabo também pode interferir na vida útil. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados especiais com cabos USB

Se você nasceu na era tecnológica e está habituado a navegar na internet, é provável que já tenha utilizado dezenas de cabos USB. Seja para transferir o vídeo de uma câmera fotográfica para o computador ou adicionar músicas ao celular, os dispositivos fazem parte da rotina de quem gosta de eletrônicos.

Só que tamanha popularidade talvez acabe criando a falsa impressão de que os dispositivos são descartáveis e podem ser utilizados sem maiores cuidados. Não é bem assim: boa parte dos cabos USB são compostos por materiais pouco resistentes a quedas, esmagamentos ou torções, o que os torna frágeis do ponto de vista de sua vida útil.

Se você não tomar cuidado ao manusear os dispositivos, talvez precise comprar um cabo USB a cada mês. Não precisa ser um especialista em economia para fazer as contas e perceber que a atitude custa caro ao final do ano.

Aumente a durabilidade do acessório

Selecionamos seis dicas para você garantir o bom funcionamento dos cabos USB. Confira:

1. Tenha um lugar para armazená-los

A primeira dica tem a ver com o local onde você guarda os seus cabos. Nada de colocar dentro da mochila de qualquer jeito, em meio a pastas e cadernos, ou deixar o cabo atirado sobre a mesa do escritório. O ideal é armazená-lo em estojos semelhantes aos utilizados para guardar óculos.

2. Cuidado ao guardar o cabo

Idealmente, você não deve enrolar o cabo, pois isso pode danificar os fios que estão protegidos por ele. Agora, se não houver alternativa, tome cuidado para não fazer círculos muito pequenos, e tenha especial atenção com as extremidades: deixe um espaço de pelo menos cinco centímetros dos conectores antes de começar a enrolar.

3. Deixe líquidos longe do cabo

O hábito de manter uma xícara de café ou um copo de água ao lado do notebook é tentador, mas pode provocar prejuízos caso alguém esbarre na mesa ou você se atrapalhe ao atender o telefone. Deixe os líquidos longe dos cabos para evitar transtornos.

4. Desplugue só quando necessário

Se você puder manter o cabo conectado ao notebook ou computador, melhor. Assim, você previne um desgaste precoce dos conectores, que, em longo prazo, pode gerar problemas de reconhecimento do dispositivo.

5. Não force a entrada

Antes de tentar plugar o cabo no notebook ou computador, verifique se a posição do conector está correta. Tentar forçar o cabo na posição errada pode provocar danos na estrutura do cabo e na ligação dos fios.

6. Não remova o cabo puxando pelo cabo

Exatamente isso que você leu: na hora de remover o cabo USB, não o puxe pelo cabo, pois essa é uma das causas mais comuns para avarias na conexão entre os fios e o conector. Procure sempre remover o cabo segurando diretamente no plugue da extremidade.

Você vai se interessar por:

Encontre cabos USB no Vivo Compras

Antes de comprar o seu cabo USB, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para cabos e adaptadores

Gostou das dicas para cuidar melhor do seu cabo USB? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple