Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

6 dicas para acertar na compra de produtos importados online

A- A+

O consumo virtual aumenta e, não por acaso, a compra de produtos importados segue a tendência. Conforme levantamento da Confederação Nacional da Indústria, somente no primeiro trimestre deste ano, os itens estrangeiros ocuparam uma fatia de 22,3% do consumo no Brasil.

O percentual é semelhante ao crescimento do e-commerce no país. Segundo relatório da E-bit, empresa especializada no setor, o faturamento em 2014 foi 24% superior ao registrado no ano anterior. Também o número de consumidores na plataforma virtual foi recorde: 61 milhões.

Ainda que seja um mercado em ascensão, a compra de produtos importados tem seus mitos e gera dúvidas. Há taxas adicionais? É seguro? Vou demorar a receber? Seja qual for o seu receio, é importante ter todas as informações disponíveis para fazer um bom negócio.

A compra de produtos importados está aumentando cada vez mais.

Segurança é cuidado prioritário em sites de compras online estrangeiros ou não. Foto: iStock, Getty Images

6 cuidados na compra de produtos importados

Reputação do site

Antes de finalizar a compra, saber se o e-commerce é confiável (ou não) é o maior desafio. Para conseguir informações de qualidade, é melhor procurar referências nos órgãos de proteção ao consumidor, entre amigos ou em fóruns da internet.

Conhecer alguém que usa o mesmo site é uma das melhores alternativas. Além disso, observe se há certificado de segurança na loja online.

Impostos

É comum o caso de pessoas que compram um produto importado em razão do preço competitivo, mas levam um susto com o valor do imposto de importação. Para evitar essa situação, confira a lista de itens que podem ser comprados no exterior e suas respectivas taxas para entrada no Brasil no site da Receita Federal.

Prazo de entrega

Via de regra, produtos oriundos do exterior são entregues em até 40 dias. Mas não custa conferir no site o prazo oferecido pela loja e as condições de frete.

Caso tenha urgência pelo produto – se irá usar em um evento, por exemplo – o cuidado deve ser ainda maior. Confira também a possibilidade de cancelamento da compra caso o item não seja entregue na data estipulada.

Informações

Um dos entraves para os brasileiros é a falta de informações do produto nas lojas virtuais estrangeiras. Certifique-se das dimensões do produto (peso, tamanho, volume) para não trocar “gato por lebre”.

Lembre-se que as unidades de medida são diferentes no exterior, então, é necessário fazer a conversão. Na dúvida, prefira sites com uma interface em português – há várias opções.

Roupas

Já é clássico postar nas redes sociais as fotos de roupas compradas de sites estrangeiros que ficam aquém dos anúncios publicados nos sites. Para encontrar medidas compatíveis com as suas, peça informações no Serviço de Atendimento ao Consumidor dos sites.

Comprovantes

Como qualquer outra compra, guardar os comprovantes de pagamento dos produtos importados e o contrato é fundamental. Até mesmo salvar os anúncios de ofertas pode ser importante caso você tenha algum problema posterior.

Você vai se interessar por:

Compra segura no Brasil

Se você tem pressa em receber o produto e dúvidas para comprar importados em sites estrangeiros, pode recorrer ao Vivo Compras, onde encontra tudo o que precisa com segurança, comodidade e comparando preços. São milhares de itens, desde artigos de moda e decoração, eletrônicos, viagens e lazer.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Gostou das dicas de compra de produtos importados? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple