Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

6 dicas de segurança pessoal para evitar prejuízos financeiros

A- A+

Se a violência nas ruas assusta você, nunca é demais se precaver e seguir algumas dicas de segurança pessoal para aumentar a sensação de proteção. Afinal, qualquer segundo de distração pode ser suficiente para ver criminosos levarem sua carteira ou mesmo o celular.

Além do medo gerado pela experiência negativa, esse tipo de ocorrência resulta em transtornos diversos para repôr o aparelho ou os documentos perdidos – isso sem falar no dinheiro, que dificilmente é recuperado.

Precisa de dicas de segurança pessoal

Qualquer distração é suficiente para que bandidos ajam e levem seus pertences. Foto: iStock, Getty Images

6 dicas de segurança pessoal para o dia a dia

Para proteger melhor seus pertences e evitar problemas à sua integridade física e ao seu bolso, confira as seis dicas a seguir e incorpore boas práticas à sua rotina.

Não ostente

Objetos de valor chamam sempre a atenção dos bandidos. A dica de segurança pessoal da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas é que você não ostente itens como relógios, pulseiras, colares e outras joias, além de celulares, tablets, aparelhos de MP3, computadores e a sua própria carteira. Não leve com você o que puder ficar em casa e esconda o que tiver de ser levado.

Esteja atento

Uma situação comum é os assaltantes escolherem uma vítima e a seguirem até um local de fácil abordagem. Se você perceber que está sendo seguido, troque diversas vezes o lado da rua em que anda, aconselha a Polícia Militar do Paraná. Se puder entrar em algum estabelecimento comercial, faça isso. No local, alguém pode ajudar você.

Proteja

Se você vai ao banco, proteja bem o seu dinheiro. Na entrada e na saída, olhe bem para os lados e certifique-se de que não há ninguém lhe observando. Esconda as quantias em locais estratégicos, como as meias. Quanto mais próximo o dinheiro estiver do corpo, menores são as chances deles serem levados, diz a SSP de Alagoas.

Abrace

Outra das dicas de segurança pessoal da Polícia Militar do Paraná é que, quando estiver em um ônibus ou outro transporte coletivo, coloque a bolsa à frente do corpo e carteira e celular nos bolsos frontais. Abrace o seu corpo e deixe as mãos e braços como uma forma de obstáculo para qualquer tipo de ação. Também evite ficar próximo das portas de entrada e saída, onde o ataque é mais rápido e fácil.

Observe

Observe bem o local onde você vai deixar seu carro estacionado e garanta que todos os vidros e portas sejam trancados antes de sair do veículo, mesmo que só por alguns minutos. Não deixe celulares, carteiras, chaves, sacolas e quaisquer pertences em um lugar visível. A chave reserva também não deve ser guardada no próprio veículo, indica a SSP alagoana.

Denuncie

Em qualquer que seja a situação de risco, denuncie. Entre as principais dicas de segurança pessoal está a da Polícia Civil do Ceará: é fundamental que o cidadão entre em contato, através do 190, em qualquer região, avisando de uma situação de emergência. Não reaja às abordagens de um bandido, chame a polícia e aguarda a sua ação.

A segurança pública no Brasil

Conhecer algumas dicas de segurança pessoal é importante para reduzir os riscos de ataques e prevenir prejuízos em uma realidade como a que vive o Brasil.

Segundo os dados da Confederação Nacional de Seguros, cerca de 57 veículos são roubados a cada hora no país. Isso reflete também nos preços dos seguros veiculares nacionais.

Os altos índices também servem para os roubos de celulares. Conforme um levantamento de dados feitos pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, 25% das ocorrências no mundo acontecem no Brasil. Um cadastro que é mantido pela agência desde 2000 estima mais de 5,5 milhões de aparelhos roubados.

Você vai se interessar por:

Segurança para sua família

Para se precaver e garantir mais segurança para você e sua família, além de seguir as dicas desse artigo, você pode conhecer os seguros de acidentes pessoais e vida, oferecidos pela Vivo, em parceria com a ACE Seguradora.

A contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez
Opção para investir em commodities