Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

6 cuidados que você deve ter para viajar à Europa

A- A+

Conhecer de pertinho a Torre Eiffel, o Coliseu e fazer um passeio de gôndola em Veneza é o sonho de muitos. Mas antes de embarcar nessa aventura pela Europa é importante planejar. Siga todos os preparativos para ter uma viagem tranquila e sem estresse.

Dicas para sua viagem à Europa

  1. Passaporte

Documento de identificação internacional, o passaporte é indispensável para sua viagem à Europa. Você deve solicitar o passaporte no site da Polícia Federal, reunir os documentos necessários, pagar a Guia de Recolhimento da União – AGU e aguardar indicação de horário e local para retirada. Se já possuir o passaporte, preste atenção na data de validade. O território europeu exige um passaporte com validade de, pelo menos, 90 dias a mais da sua data de retorno.

Passaporte para viagem à Europa

Para viagem à Europa, ideal é ter passaporte com 6 meses de validade. Foto: Shutterstock

 

  1. Visto

Graças ao Tratado de Schengen, você não precisa possuir visto para entrar na maioria dos países da Europa. São eles: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Chegando a um país do espaço Schengen, você terá autorização para permanecer até três meses (90 dias). Preste atenção, porém: alguns países do leste Europeu e o Reino Unido têm regras diferentes. Melhor visitar o site da embaixada do país de destino para obter a informação mais atualizada.

  1. Seguro ou assistência viagem

O seguro de viagem ou assistência viagem são medidas que podem diminuir o estresse com extravio de bagagens, doenças e acidentes. Sem esse tipo de recurso, você não é liberado para entrar nos países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen. O valor mínimo dessa assistência é de 30 mil euros. Lembre-se de levar o certificado do seguro viagem ou assistência viagem ao passar pela imigração.

  1. Vacinação

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dose contra o sarampo é indicada para os turistas que pretendem viajar para a Europa. Isso porque, atualmente, o continente tem registrado mais de 6,5 mil ocorrências da doença. Já a vacina contra febre amarela é obrigatória. Não esqueça de registrar as vacinas que tomar no Certificado Internacional de Vacinação, emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais precisamente no Centro de Orientação ao Viajante.

  1. Legislação

Antes de viajar para a Europa é essencial que você esteja familiarizado com as leis de lá. Em Florença, na Itália, é ilegal comer perto de igrejas e de alguns edifícios públicos. Não há um limite para o valor das multas, mas elas costumam ser altas. Já na Vila de Cascais, em Portugal, multas são aplicadas a pessoas que pisam em grama pública e/ou levam animais de estimação para passear nessa área. Acampar nesse local também é proibido. A multa já chegou a custar 37 mil euros.

  1. Hospedagem

Imprima os comprovantes de hospedagem emitidos quando você fizer suas reservas nos hotéis em que vai ficar antes de embarcar. Se você for ficar na casa de um conhecido precisará apresentar uma carta convite. Mesmo dentro do território europeu, o modelo dessa certa pode variar. Peça para o seu anfitrião se informar com o órgão público da região antes de escrever. A carta deve ser carimbada e assinada pelo órgão expedidor.

Tem mais dicas de viagem para a Europa? Conte mais nos comentários!

viajar para a Turquia
viagens econômicas pela Europa
organizar a mala
esconder gastos
free shop
quanto gastar na europa por dia