Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

5 sinais de que está na hora de trocar celular

A- A+

Telefones celulares são companheiros inseparáveis no dia a dia, seja para fazer ligações, enviar mensagens ou acessar e-mails e redes sociais. Mas mesmo com o avanço da tecnologia, em algum momento, a vida útil do aparelho terá um fim. Anormalidades no desempenho podem ser sinais de que a hora de trocar celular chegou.

Homem precisa trocar celular

Lentidão e sistema operacional obsoleto podem ser motivo para trocar o celular. Foto: Shutterstock

Quando trocar celular

Marcelo Azambuja, coordenador do curso de Sistemas de Informação da Faccat-RS, destaca que os smartphones são como pequenos computadores, embora exijam até mais atenção do que eles.

Uma dica para saber se é hora de trocar celular é observar o seu funcionamento. Se você trocaria de computador por causa de algum sinal de anormalidade, o mesmo deve acontecer com relação ao telefone.

Lentidão

Se o seu aparelho não estiver mais respondendo aos seus comandos na mesma velocidade de antes e tiver dificuldade para rodar alguns dos aplicativos que você mais utiliza, pode ser um indício para você trocar de celular.

Segundo Edgar Correa, blogueiro e tecnólogo em Informática, os novos programas exigem uma capacidade que os processadores antigos não possuem.

Memória

Outro indício pode ser a memória do telefone. Até algum tempo atrás, uma capacidade de 8GB era vista como suficiente, por exemplo. Mas o acúmulo de informações, fotografias e novos apps podem impedir que você utilize o aparelho normalmente. Trocar o celular por um aparelho de maior capacidade de armazenamento pode ser necessário.

Temperatura

Você já deve ter percebido que os computadores e aparelhos eletrônicos esquentam quando estão em funcionamento, certo? Isso ocorre em decorrência dos processos internos do aparelho.

O problema é quando eles aquecem demais e não conseguem resfriar na mesma velocidade. O excesso de calor nos componentes do aparelho pode ser perigoso. Trocar celular, nesses casos, é a opção indicada.

Sistema

Se o seu telefone já é mais antigo e saiu de linha, como é o caso do iPhone 4, é possível que o fabricante não ofereça mais suporte a ele, o que torna o sistema operacional obsoleto e impede o download de novos apps.

Nesses casos, a única opção é trocar celular e buscar por modelos mais recentes, que podem ter vantagens até mesmo em economia de bateria e de consumo na conta.

Funcionalidades

A evolução rápida da tecnologia também pode ser motivo para você trocar o celular. Novos modelos são lançados mensalmente no mercado e contam com funcionalidades e acessórios cada vez mais modernos. Se você gosta de estar sempre em contato com o que é novo, diferente e o seu celular já não oferece mais isso, vale a pena pensar na mudança.

Cuidado com a bateria

Outro fator que, além de motivar a troca do telefone, é razão de discórdia entre fabricantes e consumidores, é a bateria. Um estudo realizado pela Associação de Consumidores (Proteste) identificou que esse é o primeiro item a apresentar problemas no aparelho e é também o que mais gera insatisfação.

Por isso, se você precisa carregar o seu celular mais do que uma vez por dia, entenda que é hora de comprar um novo, mas com cuidado na escolha.

Segundo Thiago Porto, técnico da Proteste, é importante escolher aparelhos com baterias que tenham mais de 3 mil miliamperes. Com menos do que isso, a carga não irá durar ao longo do dia.

Você vai se interessar por:

Celular é no Vivo Compras

Antes de comprar o seu celular novo, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para celulares

Vai trocar celular? Deixe seu comentário.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple