Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

5 resoluções de Ano Novo para ter mais saúde financeira em 2016

A- A+

O novo ano ainda não chegou, mas as metas a serem realizadas nele já estão traçadas. A criação de resoluções de Ano Novo é uma tradição no período da virada e é uma boa maneira de motivar-se a fazer algo de diferente. Analisar atitudes passadas e vislumbrar um caminho de futuro é o espírito do réveillon. E isso vale também para as finanças.

Resoluções de ano novo

Criar objetivos em suas resoluções de Ano Novo ajuda a controlar as finanças. Foto: iStock, Getty Images

Como estabelecer as resoluções de Ano Novo

A criação de objetivos é um dos passos indicados por educadores financeiros para que se consiga atingir um equilíbrio econômico. No método utilizado pela DSOP, esse é o segundo passo e está baseado no estabelecimentos de sonhos e realizações em curto, médio e longo prazos.

Por isso, antes de firmar suas resoluções de Ano Novo, permita-se sonhar e, então, estabeleça quais são suas prioridades e os seus princípios norteadores. Defina o que você realmente quer para o próximo ano, mas não se esqueça de listar também o que é que se permite ou não fazer para atingir esses objetivos.

Pode ser importante também ter um plano de futuro para cada uma das possíveis resoluções de Ano Novo. Entender até onde cada uma delas pode levar você, o que planeja fazer com os resultados dessa ação durante todos os anos que se seguem e de que forma vai ser afetado, de forma positiva ou não, ajudam a dimensionar a importância da meta.

Além disso, você também precisa ter clareza de que nem tudo realmente será realizado no próximo ano. Algumas coisas podem ser iniciadas e levar mais tempo para serem concluídas.

Listar os possíveis fatores que afetariam essa conquista, dividindo-os entre os que você pode controlar e os que fogem da sua alçada, diminui os riscos de frustração e motiva você a seguir firme na busca.

5 ideias de resoluções de Ano Novo

Pronto para começar? Veja cinco resoluções para colocar em prática nesse ano que se inicia.

1. Quitar dívidas

Os gastos de final de ano geralmente contribuem para que você já comece o período seguinte endividado. Estabelecer como meta que você irá quitar todas as contas pendentes durante o próximo ano pode ser o caminho para começar a organizar a sua vida financeira e planejar-se conforme aquilo que ganha, para que não gaste mais do que pode.

2. Abrir poupança

Se você terminou o ano sem nenhum tipo de reservas para imprevistos, definir em suas resoluções de Ano Novo a abertura de uma conta poupança, onde depositará uma quantia dos seus rendimentos mensais, pode ajudar você a chegar no final do próximo ano bem mais seguro.

3. Comprar um bem

Investir o seu dinheiro em algum bem durável é uma forma de garantir que o seu salário não será desperdiçado. Um carro, um terreno ou a casa própria podem ser o seu objetivo de consumo em 2016. Estipule o valor que você pretende pagar, calcule o quanto você já tem e estabeleça a quantia que será guardada ou investida todos os meses.

4. Criar um plano

Caso o final de 2015 seja para você também uma mudança de ciclo, como a graduação na universidade ou o início da aposentadoria, é importante que estabeleça, como uma de suas resoluções de Ano Novo, a criação de um plano financeiro. Ao longo do novo ano, você conseguirá ver como se sai, quais serão suas novas necessidades e, assim, traçar rumos para os anos seguintes.

5. Acumular

Mas se você for daquele tipo organizado, que já se planejou, está acostumado a poupar, não tem dívidas pendentes e já é dono dos bens que precisa, estabeleça uma meta de economia. Chegar ao final de 2016 com R$ 20 mil na conta, por exemplo, ou acumular uma quantia equivalente a seis vezes o valor do seu salário, são caminhos para a segurança do seu patrimônio.

Você vai se interessar por:

Uma ajudinha sempre vem bem

Agora, se você precisa de ajuda para aprender a controlar melhor as contas do lar, a dica é ouvir quem sabe. Se você quer usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participa de jogos que lhe ajudam a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

E você, já tem suas resoluções de Ano Novo estabelecidas? Comente!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns