Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

5 lições para aprender com a crise do Brasil

A- A+

Comportamento comum durante a crise do Brasil são pessoas reclamando da sua condição financeira. Afinal, o temor está estampado nas manchetes dos jornais, nas aberturas dos noticiários, nos boletins das rádios e nas rodas de conversa no bar.

Se as queixas são tão comuns, o que explica, mesmo em um momento de turbulência econômica, existirem pessoas agindo como se nada estivesse acontecendo?

Uma só crise, pontos de vista diferentes

Para o educador financeiro Antonio Nascimento, o que fazem essas pessoas felizes, calmas e seguras, na verdade, foi o que elas realizaram ou plantaram anteriormente, ou seja, bem antes da crise.

Segundo ele, é preciso entender que o dinheiro tem o mesmo valor quando a economia vai bem, e quando ela não vai. “Pessoas precavidas reservam, no período de ‘vacas gordas’, mensalmente, um percentual do seu salário para a poupança ou algum investimento, o qual possa no momento certo fazer caixa para tratar alguma algum tipo de emergência, como a perda do emprego”, completa.

Crise do Brasil acende alerta

Quem construiu uma reserva financeira tende a passar pela crise sem grandes percalços. Foto: Shutterstock

Crise do Brasil: oportunidade de mudar seus hábitos

Se esse tipo de medida não é adotada, sua vida pode dar uma guinada e você se ver em meio a um furacão. As despesas aumentam e não consegue honrar seus compromissos financeiros. Também sua situação no emprego já não é mais tão estável. O que fazer nesse cenário?

Em primeiro lugar, o educador financeiro aconselha ter calma. Afinal, a crise do Brasil pode ser uma excelente oportunidade para uma mudança de hábitos e mentalidade. Confira cinco lições que você pode aprender com o momento de dificuldade econômica vivido no país.

Analise seu orçamento

Inicialmente, faça uma análise real do seu orçamento. Coloque sua receita total, se ainda contar com uma, e todas as despesas mensais. Nessa hora, você poderá se surpreender em como já vinha acumulando gastos maiores do que o seu ganho, levando-o a uma situação difícil, a do alto endividamento.

Adeque seu padrão de vida

Após entender o seu padrão de gastos, corte as despesas, principalmente dos itens supérfluos. O objetivo principal é adequar o seu padrão de gastos às receitas. Não tenha medo de cortar para valer algumas despesas. O mais importante é pagar suas contas visando o bem-estar seu e de sua família.

Mude seus hábitos

Você vai descobrir que é possível fazer mais com menos. Ao invés de ir ao cinema, contrate um serviço para assistir filmes online. Outra boa dica é trocar o almoço fora de casa por uma refeição preparada com a participação de toda a família. Além de econômica, será uma oportunidade para estreitar mais ainda os laços familiares.

Envolva sua família

Por falar nela, outro ponto importante que pode ser aprendido com a crise do Brasil, é procurar sempre envolver a família na situação. Não precisa passar aos seus filhos uma preocupação enorme que deve ser sua, mas é sempre saudável manter a transparência, fazendo com que colaborem na economia da casa, travando uma batalha contra as despesas.

Procure alternativas de renda

Se mesmo assim não resolver, procure, de forma criativa, buscar fontes alternativas de renda. Se o seu parceiro não trabalha, essa pode ser a hora de começar a exercer uma atividade que lhe garanta algum retorno. O mesmo vale para os seus filhos, caso tenham idade suficiente para bancar seus estudos, por exemplo.

“A crise do Brasil pode ser muito útil para sairmos da inércia e fazer com que sejamos mais conscientes no gasto do nosso dinheiro e, principalmente, em mudar o nosso hábito de pensar no futuro”, finaliza Nascimento.

Você vai se interessar por:

CPF protegido, nome limpo

Durante a crise do Brasil, é importante ter muito cuidado para não se endividar. Se você convive constantemente com essa dor de cabeça, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF.

Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Pronto para enfrentar melhor a crise do Brasil? Compartilhe as dicas!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
sinais de recuperação da economia brasileira
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns