Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

5 formas de economizar energia neste verão e ajudar o seu bolso

A- A+

Você sabe que precisa cortar custos para otimizar suas finanças e concretizar seus objetivos. Existem alguns gastos domésticos que não podem ser cortados, mas muitos deles são passíveis de redução. Há uma série de formas de economizar energia, principalmente no período de verão, em que os dias ficam mais longos, e o clima, mais agradável.

Trocar as lâmpadas está entre as formas de economizar.

Novas lâmpadas e geladeira fechada são formas de economizar energia ensinadas pela Aneel. Foto: iStock, Getty Images

5 formas de economizar energia no verão

1 – Banho menos quente

Como o clima do verão é mais quente, os seus banhos podem ser com água mais fresca. Dessa forma, você evita que o chuveiro precise trabalhar tanto para aquecer, o que o torna um dos principais vilões do consumo doméstico de energia. Além disso, dá um cuidado especial à pele e aos cabelos, que ficam mais saudáveis com água fria. E com o tempo bom lá fora, você vai querer perder o mínimo de tempo no banho, certo? Assim você limita os minutos no chuveiro, economiza energia e aproveita a estação.

2 – Lâmpadas fluorescentes

A cartilha de Consumo Consciente da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – indica que uma das melhores formas de economizar energia é trocando as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Elas são mais caras na hora da compra, mas iluminam mais o ambiente, esquentam menos e têm uma durabilidade muito maior, consumindo menos energia.

3 – Menos luzes

Os ensinamentos da cartilha também  indicam que você aproveite os dias mais longos e o horário de verão para acender menos as luzes de casa. Enquanto o dia ainda estiver claro, não há necessidade de utilizar energia elétrica para clarear o ambiente. Você também pode fazer claraboias ou instalar telhas transparentes na sua casa, para captar mais iluminação natural.

4 – Geladeira fechada

Se, ao longo do ano, a geladeira já é um vilão da energia, no verão a situação é ainda mais preocupante. Para aplacar o calor, as bebidas geladas são ainda mais requisitadas. Os alimentos não podem mais ficar fora do gelo para que não estraguem com as altas temperaturas. Desse jeito, a porta do refrigerador não fica fechada nunca.

Segundo a Aneel, não manter a geladeira aberta por mais tempo do que o necessário é uma das mais eficazes formas de economizar energia. Não deixe para pensar no que você procura depois que a porta do eletrodoméstico já estiver aberta. Evite, também, guardar pratos muitos quentes nela. Será preciso mais energia para restabelecer a temperatura interna do espaço.

5 – Equilíbrio na lavagem de roupas

No verão, as roupas utilizadas são mais leves do que as de inverno e, muitas vezes, nem precisam ser passadas. Porém, é mais comum que as pessoas transpirem e então é preciso lavar todas as peças a cada utilização. Por isso, é preciso tomar cuidado para equilibrar o uso do ferro de passar e da máquina de levar.

Para a Aneel, programar-se para fazer todo o serviço de uma vez só é, sim, uma das formas de economizar energia. Deixar que a máquina esteja cheia de roupas para iniciar um ciclo evita que você precisa utilizá-la muitas vezes. Além disso, quando você passa várias roupas de uma vez só, aproveita o ferro quente e não precisa ficar repetindo o consumo da energia de aquecimento.

Formas de economizar energia: de olho na conta

Adotar algumas formas de economizar energia é um bem para o planeta e para o seu bolso. Quando você começa a evitar os gastos que não são tão necessários assim, muda os seus hábitos e pode passar a manter esse mesmo cuidado não apenas no verão, mas também nas outras estações do ano, adaptando-se conforme as temperaturas e necessidades.

Além disso, essas formas de economizar energia também ajudam a equilibrar o custo da eletricidade no país. Você deve ter percebido que as suas contas agora possuem bandeiras tarifárias impressas. Quando a bandeira está verde significa que o Brasil está em boas condições de geração de energia e não haverá aumentos de tarifas na sua conta.

Porém, se a bandeira ficar amarela, quer dizer que o consumo da região está superior à capacidade de produção e que será preciso gastar mais com isso, portanto sua conta terá acréscimos. No caso de bandeira vermelha é alerta máximo. Sua conta ficará mais cara e você precisa combater o desperdício de energia com urgência.

A Aneel diz que as bandeiras ajudam a controlar o seu consumo de energia e a estimular a utilização consciente dos recursos.

Você vai se interessar por:

Tarifa bancária pode virar bônus

Para economizar no fim do mês, uma boa ideia é transformar suas tarifas bancárias em benefícios.Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

E aí, gostou das dicas para economizar energia e dinheiro no fim do mês? Compartilhe.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns