Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

5 dicas para otimizar o consumo de dados e aproveitar mais a internet

A- A+

Os smartphones e outros dispositivos móveis são a principal forma de acesso à internet no país, aponta o IBGE. Considerando que o acesso a redes wi-fi ainda é limitado, o consumo de dados móveis se sobrepõe nesse grupo.

Não por acaso, gerenciar melhor esse gasto é essencial para reduzir as despesas mensais. O SPC Brasil divulgou, em estudo realizado em 2014, que os brasileiros gastavam R$ 104 por mês em planos de internet e telefonia. Para aliviar essa conta, há algumas atitudes que podem ajudar.

Consumo de dados móveis no celular.

Conexão com a internet por dados móveis predomina entre os brasileiros. Foto: Shutterstock

A realidade do consumo de dados

O uso de smartphones e gadgets móveis é uma realidade mais do que consolidada no país. Pesquisa do IBGE, divulgada em abril de 2015, indicou que 75% dos brasileiros com mais de 10 anos são donos de aparelhos desse tipo. O aumento foi de 131,4% entre os anos de 2008 e 2013, data em que a pesquisa foi realizada pela última vez.

Enquanto isso, a pesquisa Mobile Report, da Nielsen IBOPE, mostra que 70 milhões de brasileiros usam os smartphones para acessar a internet.

A IMS, por sua vez, apurou que 65% das pessoas que se conectam a internet no país utilizam dados de 3G, a internet móvel.

De todos esses estudos, resta uma conclusão que exige a reflexão financeira: o gasto com o consumo de dados é uma realidade para boa parte da população.  

5 dicas para reduzir o consumo de dados

No WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados do mundo e é o 4º maior responsável pelo consumo de dados móveis no Brasil, segundo estudo da Ericsson.

Para evitar o gasto excessivo, o app lançou uma atualização que permite reduzir o tráfego durante as ligações. Basta selecionar a opção Conversas e Ligações, na página de Ajustes do aplicativo e ativar a redução do uso de dados.

Limites

Nos aparelhos Android, é possível que você limite o consumo de dados que deseja ter naquele mês. O recurso está disponível nas Configurações de Conexões.

Selecionando o box Definir o limite de dados móveis, você consegue estabelecer, em um gráfico, a quantia que deseja consumir naquele ciclo mensal, também estabelecido por você. Quando atingir aquele valor, o consumo será bloqueado.

Desativação

Os smartphones e tablets com Android também possuem uma opção que permite a restrição de uso de dados em segundo plano. Nesses aparelhos, você consegue detectar quais são os aplicativos que mais consomem os seus dados de internet e proibir que eles façam esse uso quando não estiverem sendo utilizados como ação principal do aparelho.

Configuração

Outra opção para controlar o consumo de dados móveis é a configuração das atualizações e downloads. Você pode optar, tanto em aparelhos Android, quanto no iOS, por bloquear o download de fotos e vídeos quando não estiver conectado a redes wi-fi. Também pode impedir que os apps sejam atualizados nessas mesmas condições.

Uploads

A Ericsson também identificou em seu estudo que o YouTube é o segundo aplicativo na lista dos responsáveis pelo maior consumo de dados móveis no Brasil.

Aqui, a dica é evitar assistir vídeos ou fazer o upload deles quando estiver conectado somente em redes 3G. Um minuto de conteúdo audiovisual HD pode gastar até 200MB de internet.

Você vai se interessar por:

Mandar mensagem de celular sem rede é possível com aplicativos

Comprar celular usado pode ser opção econômica

Celular esquentando: descubra como resolver o problema

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular. Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Você tem uma boa dica para reduzir o consumo de dados? Deixe seu comentário.

queda do dólar
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
como lidar com a avareza
o que é a lei de diretrizes orçamentárias