Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

5 dicas para fazer pequenos reparos em casa sem gastar muito

A- A+

Você planeja uma reforma na casa, pensa em pequenos reparos, mas se preocupa com o bolso. Afinal, toda obra gera gastos inesperados e custos acima do previsto, não importa o seu tamanho. Será mesmo?

Com criatividade e atitudes econômicas, você descobre que essa máxima não é totalmente verdadeira. Invista em boas práticas e não adie seus planos.

Pessoas fazendo pequenos reparos.

Na hora de reformar a casa, é importante estar atento às opções para economizar. Foto: Shutterstock

Pequenos reparos com economia: 5 dicas

Se você quer fazer pequenos reparos, mas não tem a intenção de gastar muito, vale a pena buscar alternativas. Veja a seguir cinco dicas e saiba como economizar.

1. Faça você mesmo

Em muitos casos, especialmente quando são apenas pequenos reparos, não é preciso recorrer a ninguém para isso. Além disso, não chamar um serviço especializado significa economizar um dinheiro que pode ser destinado a outro fim.

Você pode pintar uma parede, instalar equipamentos elétricos, consertar chuveiros e torneiras, por exemplo, desde que saiba como fazer isso. Caso não seja esse o caso, vale a pena pesquisar e encontrar mais informações.

2. Amplie seus conhecimentos

Existem vários cursos e aulas destinados a pessoas que querem aprender a fazer pequenos reparos. A empresa Leroy Merlin, por exemplo, oferece em seu site alguns cursos presenciais relacionados à construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem.

No site da empresa, também é possível encontrar uma seção destinada a dicas e sugestões para fazer reformas por conta própria, que podem ser úteis nessas horas.

3. Recorra à tecnologia

Se você não consegue fazer o reparo por conta própria e precisa de ajuda, uma boa dica para encontrar um especialista pode ser recorrer ao aplicativo da Amanco. Lançado recentemente no Brasil, a ferramenta permite encontrar um instalador hidráulico ou elétrico perto de você.

O cadastro pode ser feito via Facebook e, após essa etapa, o app mostra quem são os profissionais mais bem avaliados nas imediações. Ele está disponível para download para usuários dos sistemas operacionais Android e iOS.

4. Mantenha um estoque de ferramentas

Quando acontecer um imprevisto, é importante estar minimamente preparado para ele. Evitar chamar alguém para resolver o problema pode depender de você ter ou não uma caixa de ferramentas com os itens necessários. Chaves de fenda e equipamentos para teste de corrente elétrica podem ajudar você a economizar.

5. Conheça serviços do tipo “marido de aluguel”

Em último caso, se você realmente não tem tempo para realizar os pequenos reparos, você pode contratar os serviços de “marido de aluguel”. Existem diversas franquias em muitas cidades do país que trabalham com esse conceito de prestação de serviços, realizando diversas atividades.

Para economizar nessas horas, o melhor a fazer é pesquisar os diversos preços praticados pelas empresas, para escolher o que mais se encaixa no seu orçamento.

Você vai se interessar por:

Assistência em emergências

Se você tem uma casa, é importante garantir segurança para os momentos imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta encanador e eletricista em emergências

Você tem uma boa dica sobre pequenos reparos em casa? Comente!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
como calcular a reforma de um apartamento