Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

5 dicas para acertar ao comprar sofá online

A- A+

A ideia de comprar sofá online pode ser vantajosa para o consumidor, que tem na internet um maior leque de opções, pode fazer uma busca facilitada por diferentes lojas, tendo acesso a variados preços e condições de pagamento. Mas uma compra segura e acertada exige atenção a pontos importantes.

Sem adotar certos cuidados e ter no preço baixo o único requisito, o barato pode sair caro: o sofá é um móvel que pode deixar o ambiente carregado, cansativo e até causar dificuldade para locomoção dentro de casa se não for escolhido de forma adequada. Vamos conhecer as dicas fundamentais para um bom negócio?

Homem não vai comprar sofá online

Escolha do tecido é um dos pontos que merecem atenção na compra de um sofá. Foto: iStock, Getty Images

Acerte ao comprar sofá online

Decoração, ambiente, tamanho, estofamento, preço e utilidade. Esses são apenas alguns aspectos que devem ser levados em consideração quando for comprar sofá online. Confira as cinco principais etapas para acertar na compra:

1. Tire as medidas

É preciso saber se o espaço que você tem para colocar esse móvel comporta o modelo desejado. Pegue a fita métrica e comece a medir. Para manter o conforto e mobilidade, deixe 70cm nas laterais do sofá, garantindo a circulação das pessoas. Se o local tiver uma mesa de centro, não esqueça que a distância mínima entre esses dois móveis é de 50 a 80 cm.

2. Certifique-se da entrega

Seja a porta do elevador, da casa ou apartamento, o que importa é saber se o sofá que você deseja vai passar pelo espaço, ou se a entrega pode ser comprometida por esse detalhe básico.

Uma opção são os sofás bipartidos, um tipo de móvel que pode ser desmontado e montado depois da entrega, já dentro do local desejado para sua instalação. A praticidade e o preço desses modelos são pontos positivos.

3. Combine o móvel com a função desejada

Se o sofá for para sala de TV ou home theater, escolha modelos que apresentam espumas mais macias para proporcionar conforto, já que as pessoas ficarão mais tempo nesse ambiente assistindo a filmes e séries, por exemplo. Uma boa opção para esse espaço são os modelos reclináveis e retráteis.

Se for para receber visitas na sala de estar, prefira os modelos que têm acentos mais curtos para os seus convidados não ficarem desequilibrados. Os preços variam de marca para marca, mas a maioria das lojas têm opções para todos os bolsos.

4. Escolha a cor e revestimento

Vencidos os passos anteriores, chegou a hora de pensar no design do sofá. Tecido ou couro? Cores claras ou escuras? Tudo depende do seu estilo, do quanto pode gastar e de onde vai colocar o sofá.

Se optar por revestimento de tecido, prefira modelos mais lisos e de cores mais neutras, como bege, cinza e azul. Elas são boas alternativas porque combinam mais facilmente com o ambiente ao redor.

Apesar de linho e fibras naturais serem tecidos confortáveis, quando se tem crianças ou animais em casa, nenhum dos dois tipos se mostra uma boa opção. Alguns modelos apresentam a possibilidade de serem impermeabilizados – quem decide é o cliente.

5. Encontre o equilíbrio entre qualidade e preço

Assim como outros produtos, o sofá apresenta diversos modelos, com qualidade de acabamento e preços variados.

Em alguns casos, você acaba pagando um preço elevado apenas por estar comprando de determinada marca. O valor interfere na qualidade do produto até certo ponto, mas pagar mais caro não é garantia de ter o melhor sofá, assim como pagar menos não assegura o melhor negócio para o bolso.

Se você tiver a oportunidade de visitar a loja física antes de comprar sofá online, faça isso. Veja o produto de perto, mesmo que em outros estabelecimentos. Experimente. Essa é uma das melhores dicas para economizar.

Se permita também questionar na loja e buscar na internet, seja em fóruns de discussão ou nas redes sociais, as opiniões de consumidores que já experimentaram o modelo que lhe agrada. Tente descobrir se o produto tem boa durabilidade e colete informações sobre o desgaste do revestimento escolhido.

Você vai se interessar por:

O seu lugar de comprar sofá online

Antes de comprar sofá online, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para sofás

Gostou das dicas para comprar sofá? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico