Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

5 dicas essenciais que todo empresário de primeira viagem precisa saber

A- A+

Abrir um negócio próprio pode ser um motivo de realização pessoal e caminho para o sucesso, mas é preciso seguir alguns passos para que um empresário de primeira viagem consiga alcançar seus objetivos. Conhecer o próprio mercado e preparar-se para manter a estabilidade nos primeiros anos da empresa são alguns desses pontos a serem seguidos.

Empresário de primeira viagem

Plano de negócios é o primeiro passo para o empresário de primeira viagem. Foto: iStock, Getty Images

5 dicas para um empresário de primeira viagem

  • Decida

Segundo o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o primeiro passo para que um empresário de primeira viagem crie um negócio bem sucedido é decidir e ter convicção do tipo de negócio que deseja abrir. Comece escolhendo o ramo em que pretende atuar, reduzindo o foco para o tipo de serviço e então para a estrutura individual da sua empresa.

  • Informe-se

Depois de saber qual é o negócio que vai abrir, é hora de informar-se sobre o universo em que você vai se inserir. É importante que você conheça o mercado, saiba quais são as perspectivas para os anos seguintes, além de ter uma visão detalhada dos concorrentes. Saber qual é a média de rendimento dos negócios da área e as estratégias de marketing que dão resultados são dicas valiosas.

  • Organize-se

Com todas essas informações coletadas, o empresário de primeira viagem deve partir para a criação do plano de negócios. A partir desse plano, você define estratégias e o seu posicionamento no mercado. Ele é o último passo antes de pôr a mão na massa e começar a construir a sua empresa, contratar pessoal, comprar material, equipamentos e abrir para o funcionamento.

  • Cresça

Acontece que não adianta de nada você focar todos os seus esforços na abertura e esquecer da manutenção da empresa. É importante que o seu plano de negócios já conte com o planejamento para quaisquer possíveis imprevistos. Se você é um empresário de primeira viagem, procure também estabelecer metas para expandir a empresa e o campo de atuação em curto, médio e longo prazo.

  • Lidere

É importante que um empresário de primeira viagem, se não tem o espírito de liderança nata, aprenda a liderar. Qualificando-se com cursos, coaching, é possível desenvolver essas características. Afinal, você vai trabalhar com pessoas e precisa ter bom relacionamento com elas, além de aprender a aproveitar os talentos dos profissionais e gerenciar eventuais crises.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de economizar sempre, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para empresário de primeira viagem? Deixe um comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria