Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

5 destinos para aproveitar o feriado de 12 de outubro

A- A+

Viajar com poucos dias disponíveis pode até ser sinônimo de correria, mas também tem tudo a ver com sair da rotina. E que tal aproveitar o feriado de 12 de outubro justamente para conhecer novos lugares e relaxar?

Seja no Brasil ou nos países vizinhos, a dica da editora do blog de viagens Vambora!, Guta Cunha, é escolher um destino que possa ser visitado em poucos dias e focar em uma única cidade, ao invés de conhecer todos os atrativos que a região oferece.

Feriado de 12 de outubro no Brasil

Com poucos dias disponíveis, as viagens nacionais costumam ser as mais indicadas. Guta lembra que, com a chegada da primavera, o clima fica agradável em quase todo o país e permite curtir desde as praias até as montanhas.

Blumenau

Oktoberfest em Blumenau

Outubro é época especial para curtir em Blumenau a maior festa alemã das Américas. Foto: Divulgação

Para quem deseja visitar o Sul, a dica é aproveitar a Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina. Esse é o principal festival de chope do país e também um dos maiores do mundo. Só em 2014, foram mais de 450 mil visitantes recebidos.

Neste ano, o evento ocorre entre os dias 7 e 25 de outubro, com programação que inclui almoços típicos, bandas, grupos folclóricos, desfiles e, é claro, muito chope e cerveja.

Ouro Preto

Ouro Preto, Minas Gerais

História, cultura e arquitetura marcam uma visita a Ouro Preto. Foto: Sérgio Mourão, Setes-MG

Outro evento tradicional que ocorre no feriado de 12 de outubro é a Festa do 12, em Ouro Preto, Minas Gerais. Comemorada para marcar o aniversário da Escola de Minas, a data é o momento em que a cidade reúne os ex-alunos da Universidade Federal de Ouro Preto – e também turistas.

Durante a noite, a comemoração acontece pelas ruas e nas repúblicas, tradicionais moradias dos estudantes. De dia, é possível aproveitar o tempo livre para conhecer a cidade, que abriga o maior conjunto arquitetônico barroco do Brasil.

Viagem internacional no feriado de 12 de outubro

Se a vontade de ir para o exterior bater mais forte, a saída é escolher os países mais próximos. Para as capitais, por exemplo, é possível conseguir voos diretos, o que economiza tempo.

A sugestão de Guta são as cidade de Buenos Aires, Montevideu e Santiago. Cada uma com seu charme, elas podem ser conhecidas em poucos dias ou exploradas durante mais tempo, e costumam encantar os turistas.

Buenos Aires

Praça de Maio, Buenos Aires

Visita à Praça de Maio é obrigatória durante passagem pela capital argentina. Foto: Shutterstock

Na capital da Argentina, os principais pontos turísticos são o Caminito, o Teatro Colón, a Casa Rosada e a Praça de Maio. Para os apaixonados por futebol, vale também uma passada pelo estádio do Boca Juniors, o La Bombonera.

Montevideu

Churrasco uruguaio no Mercado do Porto

Churrasco uruguaio no Mercado do Porto, em Montevideu. Foto: Matyas Rehak, Shutterstock

Já em Montevideu, comece o passeio caminhando pelo centro. É lá que se concentram as principais construções históricas da cidade. No caminho, não deixe de fazer uma pausa para o almoço no Mercado do Porto, parada obrigatória.

Santiago

Plaza das Armas, em Santiago

Plaza das Armas, tradicional ponto turístico da capital chilena. Foto: Matyas Rehak, Shutterstock

Em Santiago, a maior dificuldade vai ser escolher o roteiro sem deixar nada de fora. Os pontos obrigatórios são a Plaza de Armas, o Paseo Ahumada e o Palácio La Moneda, mas eles não são os únicos.

Especialmente em dias ensolarados, o Cerro San Cristóbal oferece aos turistas a vista de toda a cidade. As feiras de frutas e artesanatos, espelhados pela capital, também merecem um pouco do seu tempo.

Você vai se interessar por:

Programe-se para viajar pelo Brasil no feriado de 7 de setembro

Confira dicas para aproveitar o feriado de 2 de julho na Bahia

Confira destinos de última hora para o feriado de Corpus Christi 2015

Planeje a sua viagem

Mas não é por que a viagem no feriado de 12 de outubro é curta que você deve deixar de lado o planejamento – pelo contrário. Além de garantir mais tranquilidade, ele também permite economizar.

“Feriados são épocas muito procuradas e os preços, da hospedagem até as passagens, tendem a aumentar bastante no período”, alerta Guta.

Para quem só conseguiu definir tudo na última hora, a melhor saída é procurar opções próximas ou que estejam na baixa temporada e, justamente por isso, com preços mais acessíveis.

Se você quer aprender a usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, pode conhecer o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participa de jogos que lhe ajudam a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Gostou das dicas para viajar no feriado de 12 de outubro? Compartilhe!

Como ter uma boa qualidade de vida
Uma das cidades mais caras do mundo para turismo
Apostando no aluguel de carro em viagens
Um dos pontos turísticos em SP
Quem visita sabe se viajar para Bariloche é caro
Ele sabe como é calculado o excesso de bagagem