Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

5 apps de compartilhamento de táxi para dividir a corrida e economizar

A- A+

Quem foi que disse que pegar uma carona não pode ser seguro? Com o objetivo de oportunizar economia e sem deixar de lado o conforto, os aplicativos de compartilhamento de táxi ganham espaço – e seguidores. Práticos, ao alcance da mão no seu smartphone, eles permitem dividir a corrida e, quem sabe, fazer novas amizades a caminho do trabalho, casa ou faculdade.

Casal busca compartilhamento de táxi

Quanto mais pessoas encontrar para dividir o táxi, mais barata pode sair a corrida. Foto: iStock, Getty Images

5 aplicativos de compartilhamento de táxi

Veja detalhes sobre cinco apps da moda quando o assunto é dividir uma corrida de táxi:

Easy Share

O Easy Share é o modo de compartilhamento de táxi do Easy Taxi, aplicativo que ficou famoso por facilitar a solicitação do serviço de transporte, muito antes da chegada do Uber ao Brasil. A opção é novidade no sistema, permitindo dividir a corrida entre pessoas desconhecidas, mas que estão próximas e pretendem seguir um mesmo trajeto.

Conforme a empresa, será possível economizar até 60% através do compartilhamento de táxi. A opção está disponível para pagamentos nas modalidades Cartão de Crédito no App e Empresas. Por enquanto, ele funciona apenas para a versão Android do Easy Taxi.

UberPOOL

A modalidade mais barata do Uber também é uma forma de compartilhamento de táxi, apesar de o serviço oferecido ter algumas diferenças. A ideia é que pessoas desconhecidas que estão na rota de um mesmo motorista e vão para o mesmo destino possam dividir as despesas da viagem.

É possível rachar a conta com mais três pessoas, deixando o serviço 40% mais barato que o UberX, que já é 30% mais barato que o UberBlack. O app está disponível para iOS e Android.

MeioTaxi

O MeioTaxi é um serviço online que põe em contato as pessoas que precisam de transporte para um mesmo lugar. Tanto aquelas que vão de um ponto até outro da cidade, como aquelas que necessitam chegar ou sair do aeroporto, podem se beneficiar da redução de custos.

A ferramenta oferece a opção de programar corridas com antecedência ou agendar viagens fixas com colegas e taxistas.

Borajunto

Funcionando no Rio de Janeiro, o Borajunto é um aplicativo para iOS que cria um cadastro através do Facebook e abre conversas para até quatro pessoas que queiram ir para o mesmo lugar. Deslocamentos para eventos, viagens e até para a universidade podem ficar mais baratos – basta você conhecer as pessoas que vão para o mesmo destino que o seu.

MeLeva

Criado para o compartilhamento de táxi nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, o MeLeva é agora um app para Android que conecta pessoas e profissionais.

Além dos aeroportos, ele atua em qualquer corrida e permite que você escolha entre categorias de carros, informando o percurso que deseja fazer, recebendo orçamentos de empresas e motoristas e podendo decidir pelo mais vantajoso.

Isso sem contar que você sempre pode utilizar o jeito mais antigo de reunir pessoas: a conversa. Se estiver no aeroporto, no trabalho ou saindo da faculdade, converse com as outras pessoas que estão ao seu redor e pergunte para onde vão e se gostariam de dividir o táxi. Você economiza e ainda evita andar sozinho pela cidade.

Por que vale a pena dividir?

É claro que a principal vantagem de dividir a corrida de táxi é a economia. Gastar menos, mas mantendo o conforto de viajar em um carro particular e chegar ao seu destino no tempo certo, é uma proposta que alivia o bolso e permite que você encaixe as viagens de táxi no orçamento.

Mas não é só isso. Quanto mais gente andar no mesmo veículo, menos automóveis estarão circulando, queimando combustível, poluindo o meio ambiente e formando as longas filas que tornam o trânsito das grandes cidades tão caótico e estressante.

Se todas as pessoas que vão para o mesmo lugar usassem o mesmo transporte, ficaria bem mais fácil dirigir em cidades como São Paulo, não é mesmo?

Você vai se interessar por:

 

Qual dos apps de compartilhamento de táxi mais agrada você? Comente!

Pokémon Go
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
vale a pena economizar