Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Meu marido morreu, tenho direito à pensão? Descubra

A- A+

Lidar com a morte de um cônjuge costuma ser muito difícil. Além do aspecto emocional, a questão financeira também pesa. Por isso, se o seu questionamento é “meu marido morreu, tenho direito à pensão?”, vale a pena entender melhor o auxílio e como é possível usufruir dele.

Inicialmente, é válido lembrar que a pensão por morte é um benefício previdenciário, pago aos dependentes do segurado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), caso ele venha a falecer. De acordo com a Lei 8.213/91, o valor recebido é igual ao da aposentadoria que ele recebia ou teria direito a receber.

meu marido morreu tenho direito a pensão

Cônjuge é dependente preferencial do segurado do INSS. Foto: iStock, Getty Images

Meu marido morreu, tenho direito à pensão? Como receber o benefício

Se a pessoa que faleceu era seu marido, você está na lista dos chamados dependentes preferenciais, que são sempre o cônjuge, os filhos menores de 21 anos e maiores inválidos por deficiência intelectual ou mental. Neste caso, é mais simples receber a pensão por morte do INSS.

Para requerer o benefício, é necessário se certificar de que o falecido possuía qualidade de segurado do INSS na data de óbito e apresentar os documentos necessários para comprovar a morte. Há duas formas de fazer a solicitação:

  1. Pela internet

Este recurso pode ser utilizado se o falecido já era beneficiário do INSS. Neste caso, basta formalizar o pedido pelo Portal Brasil e enviar os documentos necessários pelos Correios.

  1. Nas agências do INSS

Se o segurado ainda não recebia benefícios, é preciso comparecer a uma agência do INSS para formalizar o pedido. Você deve estar munido de um documento de identificação com foto e número do CPF, além da certidão de óbito e do documento de identificação do falecido.

Vale lembrar que o benefício é pago desde a data de entrada do requerimento e será dividido entre o cônjuge, os filhos menores de 21 anos ou maiores inválidos.

Você vai se interessar por:

Segurança para você e sua família

Mais do que estar com suas finanças protegidas, manter a segurança da sua família é a melhor cobertura. Com o Seguro de Vida Plus, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Conseguiu entender quando a pensão por morte é um direito? Se ainda tiver dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário abaixo.

sinais de recuperação da economia brasileira
vale a pena ter seguro
vale a pena ter seguro de vida
quanto custa um seguro de vida
quanto custa um seguro de casa
tempo de aposentadoria por idade