Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça 3 situações em que vale a pena pegar empréstimo

A- A+

Em função dos altos juros e do comprometimento com uma nova dívida, nem sempre vale a pena pegar empréstimo no banco. Ainda assim, existem muitas situações em que essa fonte de dinheiro rápido e seguro pode dar uma grande ajuda nas finanças. Para impulsionar um empreendimento ou começar a resolver complicações, um empréstimo bem planejado é opção.

Situações em que vale a pena pegar empréstimo

  • Comprar à vista

Se você tem o objetivo de comprar um carro ou uma casa, deve saber que pagar à vista pode render bons descontos no valor final. Acontece que não é tão fácil conseguir acumular o valor necessário para pagar esses bens sem parcelamento. Nesses casos, com uma busca por um bom serviço de crédito, que tenha juros iguais aos de um financiamento, vale a pena pegar empréstimo e pagar à vista.

  • Quitar dívidas

Quando você tem dívidas muito altas e não está dando conta de pagá-las, como é o caso cheque especial, em que os juros podem ser verdadeiros vilões, vale a pena pegar empréstimo e quitar tudo de uma vez. Você só vai ter que se preocupar com uma conta e uma taxa de juros. Mas é preciso ter controle e não adquirir novas dívidas.

  • Começar negócios

Outro momento em que vale a pena pegar empréstimo é quando você vai começar um negócio. Mesmo que não seja tão válido assim dar início a um projeto quando já está com dívidas, o valor conseguido com o banco pode impulsionar o empreendimento e você tem a chance de realizar algo com mais qualidade do que faria sem essa ajudinha.

vale a pena pegar empréstimo

Pegar dinheiro emprestado com o banco pode ajudar a impulsionar empreendimentos. Foto: iStock, Getty Images

Quando você não deve correr o risco

Acontece que não vale a pena pegar empréstimo para pagar todas as suas contas. Isso porque você vai acabar fazendo novas dívidas e tem ainda mais chance de se complicar com as finanças. É por isso que contas de cartão de crédito, por exemplo, não devem ser pagas através de empréstimos bancários, já que os juros não costumam compensar.

Também não vale a pena correr o risco se você conhece sua falta de autocontrole com as finanças e sabe que não vai conseguir renunciar a novos gastos para pagar as parcelas do empréstimo. O serviço de crédito pode se tornar apenas uma nova complicação na sua vida.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Decidiu se vale a pena pegar empréstimo no seu caso? Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário.

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças