Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como aprender com erros de finanças

A- A+

A cultura popular costuma dizer que você deve ver o lado bom das coisas. Como quando você erra e precisa ver o aprendizado que as falhas trazem. Na hora da decepção, pode parecer que não tem como aprender com erros de finanças e que o equívoco é o primeiro passo para a ruína total. Mas, no fim das contas, ele é o um impulso para que você tente novamente.

Como aprender com erros de finanças

Tudo começa no momento em que você decide como vai encarar a própria vida e os acontecimentos dela. Se você é do tipo que enxerga oportunidades e caminhos diferentes em tudo o que ocorre no seu dia a dia, já conhece as lições básicas de como aprender com erros de finanças. É preciso ter consciência de que só se pode ter certeza do que é certo quando souber o que é errado.

Há como aprender com erros de finanças e tirar uma série de lições que não valem apenas para a parte econômica da vida, mas também para todas as outras áreas. Se você comete uma falha tão grave a ponto de lhe fazer perder tudo o que tem, vai perceber que o dinheiro é importante, mas não é o principal aspecto da sua vida. Assim, começará a valorizar todo o resto.

E não pense que somente a falta de dinheiro é considerada um fracasso. É possível aprender com erros financeiros mesmo em situações em que os recursos estão sobrando. Se você investe tempo demais no trabalho para acumular dinheiro acima de tudo, deixando sua família e amigos de lado, está cometendo um erro ao focar tudo nas economias.

como aprender com erros de finanças

Períodos de crise podem ensinar que estar por perto dos filhos é mais importante do que acumular recursos. Foto: iStock, Getty Images

Tire lições das falhas

O segredo para aprender com erros de finanças é transformar as falhas em lições. Sempre que você cometer um deslize, pare e pense o que saiu do seu planejamento, o que pode ser feito de forma diferente da próxima vez e quais as mudanças que devem ser praticas no seu dia a dia para que você tenha sucesso quando tentar empreender de novo.

Por exemplo, se você passa por um momento de crise, perde o emprego e não tem mais nenhum recurso, é a oportunidade de você aprender a economizar dali para a frente e criar uma reserva para os imprevistos. O mesmo vale para quando você gasta demais e acaba perdido em contas. Sempre que você faz gastos que são desnecessários, desvaloriza o seu dinheiro e o seu trabalho.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Entendeu como aprender com erros de finanças? Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
vale a pena comprar no crediario