Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra se investir em imóvel na planta vale a pena

A- A+

Ser dono da própria casa ainda é o sonho de muitos brasileiros, que se esforçam e juntam economias para realizar o desejo. Entre tantas opções de investimentos, pode surgir a dúvida: investir em imóvel na planta vale a pena? Como em qualquer outro investimento, esse tipo de compra tem pontos positivos e negativos, que devem ser avaliados com atenção máxima antes da decisão.

Quando investir em imóvel na planta vale a pena

Tudo depende do que você procura e das condições que está disposto a bancar, mas a verdade é que, de modo geral, investir em imóvel na planta vale a pena. Principalmente do ponto de vista financeiro, afinal, no período em que o empreendimento está sendo construído, você ganha tempo para parcelar o valor da entrada ou economizar para abater uma porcentagem maior do valor final na entrega das chaves.

Além disso, um imóvel na planta tende a se valorizar ao longo do tempo. Se, por exemplo, você paga um valor de R$ 210 mil por um apartamento quando ele ainda não foi construído, é possível que ele esteja valendo R$ 273 mil no momento em que ele estiver pronto. A média de valorização é de 30% da quantia paga pelo comprador.

Investir em imóvel na planta vale a pena, também, pela liberdade de escolha. Como você vai ser o primeiro morador, vai poder decidir se quer um imóvel que pegue mais sol ou um que tenha visão para a rua. Tem ainda a vantagem de escolher os acabamentos e não precisar se preocupar em reformar e reparar estragos de antigos donos.

investir em imóvel na planta vale a pena

Empreendimentos que estão em construção podem ser boas opções de investimento, mas atraso nas obras é risco. Foto: iStock, Getty

Previna-se dos perigos do investimento

A confiança cega de que investir em imóvel na planta é mais vantajoso do que comprar um que já está pronto pode ser um dos riscos desse tipo de investimento. Nem sempre um imóvel que está em construção é mais barato do que um recém construído na mesma região. Por isso, pesquise e faça o comparativo dos preços, analisando o que cada imóvel oferece.

Você também corre riscos com relação ao andamento da obra e as questões financeiras que ela envolve. Atrasos na construção e empreendimentos que nunca ficaram pronto são casos recorrentes na vida de quem decide investir em imóvel na planta. E sempre há o risco de sua situação financeira mudar entre a compra e entrega das chaves, impedindo que você faça o financiamento.

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

Decidiu se investir em imóvel na planta vale a pena? Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário.

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar