Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja por que dividir aluguel com alguém vale a pena

A- A+

Quando decidem sair de casa e morar longe da família pela primeira vez, muitas pessoas optam por dividir aluguel com alguém. Além de ser uma forma de reduzir os altos custos da moradia, é também um jeito de não ficar sozinho nessa nova experiência. Mas é preciso delimitar uma série de regras e limites para que você obtenha sucesso na divisão do espaço e dos custos.

Vale a pena dividir aluguel com alguém?

Do ponto de vista financeiro, dividir o aluguel com alguém é muito mais válido do que cada um alugar um apartamento diferente. Segundo uma pesquisa do portal imobiliário Properati, um aluguel compartilhado no bairro Morumbi, em São Paulo, sai 40% mais barato do que alugar sozinho um imóvel. Mas essa não é a única economia.

Quando você opta por dividir aluguel com alguém, também está escolhendo dividir um espaço e tudo o que tem dentro dele. Por isso, as contas de água, luz, gás, alimentação e internet entram nessa divisão de gastos. Além de TV por assinatura, condomínio e todas as despesas que estão incluídas nesse convívio. Assim, você gasta só a metade do que gastaria se tivesse tudo sozinho.

dividir aluguel com alguém

Morar com outra pessoa é divertido, mas exige relação de cumplicidade e divisão das tarefas. Foto: iStock, Getty Images

Dividir aluguel com alguém também vale a pena na questão na prática de manter uma casa. Se você e o seu parceiro de moradia montarem uma lista das tarefas que devem ser realizadas por cada ao longo da semana, vocês conseguem manter a casa em ordem, respeitando as rotinas dos dois e sem sobrecarregar nenhum dos moradores com excesso de trabalho doméstico.

Faça a divisão funcionar

Mas não é simplesmente escolher uma pessoa de modo aleatório e decidir morar com ela. Dividir aluguel com alguém é um tipo de parceria que precisa ser pensada com bastante estratégia e cuidado. Opte por uma pessoa que você conheça, como um namorado, primo, irmão ou amigo próximo, que tenha afinidades com o seu jeito e com a forma de lidar com as necessidades do dia a dia.

Também é importante estabelecer os limites de privacidade. Definir que os pertences de cada um devem ser respeitados e não podem ser utilizados pelo outro sem permissão. Se os dois têm quartos separados, fechar acordo de que um não pode entrar no aposento do outro. Todos esses elementos são importantes para que a economia financeira se sobreponha aos problemas.

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

Decidiu se vale a pena dividir aluguel com alguém? Comente.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
investir em imóvel na planta vale a pena