Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que provoca as oscilações da bolsa de valores

A- A+

O termo bolsa de valores se refere ao ambiente onde acontecem as negociações que envolvem ações, câmbios, moedas, títulos e outros derivados financeiros. As oscilações da bolsa de valores refletem e influenciam na situação econômica do país, já que estão relacionadas ao potencial de investimentos que há dentro de seu próprio território e no exterior.

O que são as oscilações da bolsa de valores

No ambiente da bolsa de valores, os investidores podem comprar e vender títulos através da negociação direta entre si, dependendo ou não de intermediários. No caso da bolsa brasileira, a BM&FBovespa, quem realiza essa negociação são as corretoras da bolsa, instituições que fazem a mediação entre o sistema e os investidores.

A BM&FBovespa é a empresa que controla as negociações e as oscilações da bolsa de valores brasileira. Ela é dona de duas bolsas diferentes. A BM&F, que é voltada para as negociações de produtos agropecuários e instrumentos financeiros; e a Bovespa, que se direciona para as negociações em ações e opções de ações. Elas eram bolsas separadas, mas unificaram suas operações em 2009.

oscilações da bolsa de valores

Índices de valorização de moedas e ações sofrem diversas alterações durante o período de funcionamento da bolsa. Foto: iStock, Getty Images

O índice Bovespa, um dos mais conhecidos, está ligado às cotações do dólar comercial, que têm chamado a atenção dos brasileiros em tempos de crise. Essas oscilações da bolsa de valores, que alteram o valor do real com relação às outras moedas, têm relação com o sistema de câmbio flutuante em que a economia brasileira se situa, dependendo diretamente do mercado.

O câmbio flutuante é um sistema em que a oferta e a demanda do mercado – e algumas intervenções do Banco Central – influenciam diretamente sobre o valor do real perante o dólar. É por isso que as oscilações da bolsa de valores se tornaram mais intensas no último ano. Como o Brasil entrou em crise política e seu sistema de produção e comércio perdeu força, a moeda também desvalorizou.

Nesse regime cambial, a visão que o mundo tem do país afeta diretamente nas oscilações da bolsa de valores. O mesmo acontece com as empresas. Os escândalos políticos na Petrobras, por exemplo, comprometeram a imagem de confiabilidade e segurança que a estatal tinha, fazendo com que os valores das ações da empresa despencassem consideravelmente.

Você vai se interessar por:

Segurança para sua família

Para se precaver e garantir mais segurança para você e sua família, além de estar atento ao recall de carros, você pode conhecer os seguros de acidentes pessoais e vida, oferecidos pela Vivo, em parceria com a ACE Seguradora.

A contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Entendeu o que são e o que provoca as oscilações da bolsa de valores? Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário.

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena