Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra se vale a pena ter um celular 4G

A- A+

Existem várias maneiras de acessar a internet móvel atualmente no Brasil. Quando você vai escolher este serviço, deve levar em conta alguns aspectos como a cobertura, a velocidade da navegação e o preço cobrado. E então vem a pergunta: vale a pena ter um celular 4G?

Se antes só se falava em 3G, agora a dúvida gira em torno do 4G quando o assunto é decidir onde investir o dinheiro guardado para esta finalidade. A principal diferença que você precisa conhecer entre as tecnologias 3G e 4G está na capacidade de transmitir dados.

Afinal, vale a pena ter um celular 4G?

Vale a pena ter um celular 4g se você levar em conta que a capacidade de transmissão de dados desta tecnologia atinge 100Mbps. O 3G vai até 21Mbps. No entanto, se você não utiliza a internet com muita frequência no celular, em tese não teria a necessidade de 100Mbps no aparelho.

Fernando Zanatta, VP de Tecnologia e Operações do Buscapé Company, garante que vale a pena ter um celular 4G. “Hoje o 4G tem uma cobertura muito boa, principalmente nos grandes centros, e funciona com uma velocidade muito superior ao 3G, fazendo com que a experiência em assistir vídeos e acessar conteúdos seja muito rápida”, diz ele.

Zanatta relata que as maiores operadoras cobram tarifas para acesso à internet idênticas para quem acessa 3G ou 4G. “Sendo assim, você navega mais rápido apenas com o custo de ter um celular com 4G”, afirma.

vale a pena ter um celular 4g

Ter um celular 4G vale a pena para quem precisa de uma conexão realmente veloz. Foto: iStock, Getty Images

Avalie a cobertura

Outro ponto a ser avaliado é a cobertura. Em inúmeras regiões do país o sinal da internet não é satisfatório. Vale a pena ter um celular 4G com transmissão de dados de 100Mbps desde que ele funcione plenamente. É fato que a tecnologia 4G ainda não abrange tantos locais como o 3G. Portanto, pesquise bem na sua cidade a questão da cobertura antes de investir seu dinheiro nesta tecnologia.

Convém ressaltar que as pesquisas indicam que a internet brasileira está entre as 10 mais lentas do globo terrestre enquanto que seu custo está entre os mais caros para os usuários pelo mundo. A tendência no país é exatamente o contrário do que vem ocorrendo em países mais desenvolvidos, onde a internet tem alta velocidade e baixo custo para os consumidores.

Problemas no sinal

A instabilidade do sinal da internet brasileira é um dos temas mais citados entre os consumidores que desistem de aplicar suas economias em um dispositivo com tecnologia 4G. Para o público não vale a pena ter um celular 4G que demora para realizar uma operação simples de baixar um podcast, por exemplo.

A sensação é de que o que foi prometido pelo comercial não se vê na prática, como mostrou recente estudo da consultoria OpenSignal. A pesquisa da empresa que mede a banda larga móvel no mundo revelou que a rede de alta velocidade só funciona metade do tempo no Brasil.

O índice da pesquisa aponta que a internet opera em alta velocidade apenas em 53% do tempo. Justifica a insatisfação dos usuários com 3G e até com o 4G. Na América Latina, segundo o estudo da OpenSignal, o Uruguai tem índice de 81% de tempo de bom funcionamento do sinal. O Peru registra 66%, enquanto que México e Bolívia estão com 61%.

Lidera o ranking a Coreia do Sul, com 97%, seguida pelo Japão com 90%. Nestes lugares não há dúvidas de que vale a pena ter um celular 4G.

Preços

Conforme Zanatta, os preços dos celulares com 4G estão mais baratos, “pois este virou um recurso praticamente padrão dos smartphones”. Os valores vão de R$ 359,00 a R$ 4.199,00. A variação se dá pelas marcas e modelos com mais recursos avançados do que pelo fato de ter ou não ter 4G.

Você vai se interessar por:

Celular é no Vivo Compras

Antes de comprar o seu celular, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

E então, qual a sua conclusão? Vale a pena ter um celular 4G? Comente.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple