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por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como cancelar pedido feito no cartão de crédito

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Você se deixou levar pelo impulso, comprou uma peça cara e acabou desistindo depois de já ter pago. E agora, como cancelar pedido feito no cartão de crédito? O método de desistência e estorno do dinheiro pode ser aplicado em diversas situações diferentes de compra e ajuda a você manter o equilíbrio das condições financeiras da família, mesmo em momentos impulsivos.

como cancelar pedido feito no cartão de crédito

É importante entrar em contato com a administradora do cartão para garantir o estorno. Foto: iStock, Getty Images

Como cancelar pedido feito no cartão de crédito

A desistência de comprar um produto é garantida por lei. Segundo artigo 49, do Código de Defesa do Consumidor, sempre que a compra é feita fora do estabelecimento comercial, como por telefone, internet ou em vendas a domicílio, ele tem o direito de se arrepender do que comprou em um prazo máximo de 7 dias.

Esse período, chamado de reflexão, é como uma segurança para garantir que os produtos comprados fora de loja estejam em boas condições para serem usados. É por isso que, se você cancelar pedido feito no cartão de crédito, nessas condições, pode receber todos os valores pagos pela compra de forma imediata, acompanhados da devida correção monetária da época.

Acontece que a desistência ou o arrependimento são os motivos que levam alguém a cancelar pedido feito no cartão de crédito. Diante de uma realidade de fraudes e hackers, quando você analisa a fatura e percebe que há compras que você não reconhece nela, tem todo o direito de reclamar e reagir com a operadora do cartão e os estabelecimentos em questão, para poupar-se de gastos que não são seus.

Esse procedimento segue regras determinadas por lei, no decreto 6523/08. Ele define que, quando o serviço cobrado não tiver sido solicitado ou configurar cobrança indevida por quaisquer outros motivos, o valor deve ser suspenso pela administradora. Mas é preciso ter certeza da origem das cobranças, já que muitas lojas podem comprovar que você comprou algo que diz que não comprou.

Período para o reembolso

Depois de aberta a solicitação, a administradora tem um prazo de 30 dias para cancelar pedido feito no cartão de crédito. No entanto, é preciso que você também fique de olho e controle o cancelamento por parte do estabelecimento, afinal, é ele o responsável por retirar a cobrança daquele valor contra você. Se após 30 dias nada for cancelado, procure o Procon e solicite os seus direitos.

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