Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda como funciona o reembolso no cartão de crédito

A- A+

Quando lhe cobram um valor maior do que o devido ou quando taxas e juros são descontadas de forma inadvertida, o que acontece é que você é vítima de um débito irregular. Nesses casos, e também quando você desiste de uma compra, pedir o reembolso no cartão de crédito é um direito. Entenda como ele funciona e tome cuidado para não seguir passando por incômodos.

Quando pedir reembolso do cartão de crédito

Existem dois tipos de reembolso no cartão de crédito: aquele que é feito quando uma compra é devolvida ou rejeitada e aquele que acontece quando a empresa faz uma cobrança indevida de algum valor. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) defende aquele que teve de pagar uma fatura com preços errados e indica que a pessoa deva ser reembolsada com o dobro do preço pago.

No caso do reembolso no cartão de crédito por rejeição de um produto ou por não utilização dele, o caso é um pouco mais complicado. Se você desiste de uma viagem ou de um show, pode pedir à empresa ou ao organizador do evento que faça o retorno do valor. O que acontece é que há taxas e juros a serem pagos e, por isso, você não recebe a integralidade do que pagou.

reembolso no cartão de credito

Analise e calcule a fatura com cuidado para garantir que o reembolso esteja correto. Foto: iStock, Getty Images

Algumas empresas ainda aceitam o reembolso no cartão de crédito de forma integral quando a pessoa desiste de uma vaga em um evento com tempo suficiente para que outra pessoa ocupe o seu lugar. Mas esse pedido não deve ser encaminhado diretamente à administradora, e sim à companhia que vendeu o produto.

O reembolso no cartão de crédito também pode servir para produtos físicos que você comprou e ainda não chegaram, como roupas, vestidos e maquiagens. Se o tempo de espera por um produto exceder o prazo de espera informado pela organização, é possível que você cancele a compra e consiga receber o valor na íntegra.

Vale lembrar, porém, que quando você compra o produto e percebe que ele tem defeito depois de ter chegado em sua casa ou utiliza algo que apresenta problema, o reembolso no cartão de crédito não é uma possibilidade. Nesses casos, o ideal é procurar a empresa para fazer possíveis trocas ou acionar autoridades como Procon e Idec.

Identifique o valor na sua fatura

Quando é feito um reembolso no cartão de crédito, o valor aparece como um saldo extra que você tem para gastar. No caso da devolução, cada empresa a pratica de uma forma diferente, mas é fundamental que o valor seja exatamente o que foi acordado com a entidade que está lhe reembolsando.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Entendeu como funciona o reembolso no cartão de credito? Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário.

emprestimo urgente para negativado
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito