Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dicas para administrar o limite do cartão de crédito

A- A+

Ter um alto valor disponível no limite do cartão de crédito parece ser o sonho de muitas pessoas, mas elas parecem esquecer-se de que, quanto mais limite disponível, maiores as dívidas que deverão ser pagas depois. Antes de sonhar com uma vasta liberdade para gastar sem se preocupar com a recusa do cartão, é preciso acertas as finanças que pagarão essa conta.

Quando aumentar o limite do cartão de crédito

A decisão de solicitar o aumento do limite de cartão de crédito pode parecer óbvia diante de uma oportunidade. Mas nem sempre ela é tão vantajosa assim. Os riscos de ter mais liberdade financeira para realizar gastos devem ser bem calculados, principalmente se você já tem um histórico de impulso no seu comportamento de compra.

Antes de tudo, só se deve aumentar o limite do cartão de crédito quando tiver certeza da compreensão de alguns conceitos. É importante que o usuário do famoso “dinheiro de plástico” esteja consciente de que o valor disponível para gastos não é uma espécie de renda extra que está livre para ser investida. Pelo contrário. Quanto mais uso do limite, mas dívidas para pagar.

limite do cartão de crédito

Usar o cartão de crédito com mais frequência pode ajudar a organizar as finanças. Foto: iStock, Getty Images

Se você garante que tem autocontrole, o ideal é que só peça o aumento do limite do cartão de crédito se tiver dois cartões. Um deles deve ter um limite bem baixo e servir para compras do dia a dia. Será esse que estará na sua carteira. Deixe o maior limite para o outro cartão, que deve ficar em casa e servir apenas para grandes despesas, como passagens aéreas ou eletrodomésticos.

Também é importante que você tenha total conhecimento da sua renda antes de solicitar um aumento no limite do cartão de crédito. As instituições financeiras costumam indicar que o saldo máximo disponível para compras não deve exceder 70% do seu rendimento bruto, mas é preciso conhecer esse rendimento para analisar se deve ou não aumentar as possibilidades de gastos.

Novo limite pode ser benéfico

Para quem mantém um orçamento equilibrado e não tem um histórico impulsivo ao comprar, aumentar o limite do cartão de crédito pode ser uma chance de organizar as finanças. É que quanto mais disponibilidade você tem, mais consegue concentrar suas despesas em um só método de pagamento e consegue controlar melhor o quanto está gastando.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, administra bem o limite do cartão de crédito? Comente.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns