Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como calcular a reforma de um apartamento com 3 dicas

A- A+

Planejar mudanças no lar é uma tarefa prazerosa, mas que exige análise crítica. Antes de reestruturar o ambiente, é muito importante verificar como calcular a reforma de um apartamento. Afinal, sem um orçamento bem definido, os custos podem pesar – e muito – no bolso.

Arquitetos, designers e construtores evitam estimar uma faixa de preço específica para reformar um apartamento. Simplesmente porque o valor desembolsado varia muito em cada caso. Por isso, cabe ao consumidor pesquisar e orçar valores de acordo com o investimento disponível para a reforma.

como calcular a reforma de um apartamento

Fazer orçamentos para diferentes etapas da obra pode ser uma alternativa para economizar. Foto: iStock, Getty Images

Como calcular a reforma de um apartamento

Se você pretende restaurar seu imóvel, mas não tem a mínima ideia sobre como organizar as finanças e verificar o quanto será necessário gastar, as dicas a seguir podem ser úteis. Descubra três aspectos que devem ser levados em conta:

  1. Faça um orçamento para cada etapa

Reorganizar um ambiente nem sempre é um processo rápido. Por isso, vale cotar os valores para cada etapa da obra com diferentes empreiteiras. Inclusive porque muitos orçamentos têm validade. Quando for pintar as paredes, por exemplo, verifique quem oferece o melhor custo-benefício. O valor cobrado pelo serviço pode variar muito.

  1. Visite diferentes lojas

Para arcar com custos de materiais de construção, fazer uma análise de preços também é fundamental para economizar. Nas lojas estilo home center, o valor cobrado pelos itens é mais em conta, mas há menos variedade disponível. Em butiques, o consumidor pode encontrar mais opções, mas o orçamento pode dobrar. A partir de uma breve pesquisa nas lojas, você vai ter uma ideia melhor do quanto terá que investir.

  1. Tenha um projeto de arquitetura

Este é o primeiro passo para planejar qualquer custo de reforma e construção. Um profissional da área poderá elaborar um projeto de acordo com o seu orçamento, especificando gastos com mão de obra, tecidos e até cores das paredes.

Há especialistas que, junto ao projeto, já oferecem uma planilha com os valores de todos os itens. Isso facilita o planejamento das compras e ajuda a verificar se é necessário substituir algum elemento que vá pesar demais no bolso.

Você vai se interessar por:

Assistência para sua casa

Para se proteger de qualquer emergência em sua casa, é importante contar com o serviço Vivo Assistência Casa e Auto. Com ele, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro em emergências na sua casa

Conseguiu entender como calcular a reforma de um apartamento? Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário.

micro-ondas ou forno elétrico
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro