Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quer estudar fora de graça? Confira 4 dicas para realizar esse sonho

A- A+

Obter formação no exterior é um ponto positivo no currículo de qualquer pessoa, além de ser uma oportunidade de viver experiências multiculturais e crescer profissional e pessoalmente. Mas nem sempre essa opção cabe no orçamento. Neste caso, a dica é ficar de olho nas possibilidades para estudar fora de graça.

Se o seu sonho realmente for adquirir instrução em uma universidade estrangeira, é importante ter atenção a alguns detalhes importantes. Tanto para quem busca um curso de graduação quanto para quem pensa em uma especialização, há dicas que podem aumentar as chances de sucesso. A seguir, você confere quais são elas.

Descubra como estudar fora de graça com 4 dicas

Está pronto para descobrir como garantir seu estudo de graça no exterior? Veja nossas quatro dicas:

  1. Pesquise oportunidades

O primeiro passo para ter a chance de estudar fora de graça é ficar atento a todas as possibilidades. Há países como Alemanha, Finlândia e Noruega que oferecem cursos de graduação e pós-graduação (inclusive mestrado) com baixo custo ou totalmente gratuitos. Geralmente, o estudante só precisa pagar uma taxa administrativa semestral, que varia de 70 a 160 euros.

estudar fora de graça

Países como a Noruega oferecem cursos gratuitos a estrangeiros. Foto: iStock, Getty Images

  1. Esteja preparado financeiramente

Mesmo com cursos gratuitos à disposição, é importante lembrar que o custo de vida no exterior costuma ser mais alto para os brasileiros. Por isso, é preciso ter uma base financeira para se manter antes de viajar para fora. A dica é economizar e planejar o orçamento antes de embarcar na aventura.

  1. Participe de palestras

Para ficar por dentro das alternativas de formação no exterior e esclarecer quaisquer dúvidas, sempre é interessante participar de palestras. A Fundação Estudar Fora, organização sem fins lucrativos que custeia bolsas de estudo para brasileiros no exterior, costuma organizar eventos com ex-alunos e representantes de universidades. Vale a pena participar.

  1. Estude outros idiomas

Dominar diferentes línguas é sempre um ponto positivo. Se você pretende não somente estudar, mas também trabalhar no exterior, ter fluência no idioma local pode ser o diferencial na hora de conquistar a vaga.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das nossas dicas para estudar fora de graça? Fique à vontade para opinar sobre esse artigo nos comentários.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria