Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como usar a inteligência financeira para vencer na vida

A- A+

Pessoas inteligentes não são apenas aquelas que sabem muito a respeito de um assunto. São as que têm conhecimento e sabem como utilizá-lo. Prova disso é que você pode usar a inteligência financeira para vencer na vida, mas precisa saber como aplicar cada um dos conceitos que conhece nos momentos decisivos certos de compra e investimento.

Inteligência financeira e seus conceitos

Para o educador financeiro Silvio Bianchi, a inteligência financeira se divide entre conhecimento e interação. Não basta apenas que você conheça as ferramentas se não souber estabelecer uma relação saudável com o dinheiro. Entender de cálculo de juros, investimentos, produtos e funcionamento do mercado financeiro ajuda se o relacionamento com as finanças é equilibrado.

Bianchi afirma que, em seu ponto de vista, a inteligência financeira é a forma com que uma pessoa lida com o poder que o dinheiro oferece. Por isso, se você entende a importância de conquistar e valorizar o dinheiro, sabe distinguir quando vale e ou não a pena gastar e não tenta aparentar uma riqueza que não lhe pertence, é sinal de que já usa a inteligência financeira para vencer na vida.

inteligência financeira para vencer na vida

Reduzir opções de cartões de crédito na carteira é uma forma de evitar impulsos e ser inteligente nas finanças. Foto: iStock, Getty Images

A inteligência financeira é alcançada a partir de três pilares. Segundo Bianchi, a pessoa precisa adquirir conhecimento e, para isso, deve estudar, ler livros e conhecer os hábitos que mantêm as pessoas longe do consumismo e das dívidas. Depois disso, é preciso incorporar esses hábitos sustentáveis, um processo mais lento e que exige persistência.

O terceiro pilar é o que sustenta o processo de conhecimento e readequação de hábitos: a atitude. Encarar o desafio com vontade, ter persistência, focando no objetivo e não desistindo no primeiro obstáculo, fazem parte dessa mudança de atitude.

A inteligência financeira para vencer na vida

Vencer na vida, do ponto de vista financeiro, é eliminar dívidas, equilibrar as finanças domésticas e conseguir investir quantias razoáveis para realizar seus sonhos e ter uma segurança em momentos de imprevistos. Usar a inteligência financeira para vencer na vida é aplicar, no dia a dia, ações e comportamentos que levam a esse patamar de equilíbrio e sucesso.

Segundo Silvio Bianchi, perguntar a si mesmo se você quer ou precisa daquele item antes de comprá-lo, desistir de fazer qualquer gasto quando você não tem certeza absoluta de que é uma boa escolha, evitar manter grande quantidade de dinheiro ou variedade de cartões de crédito na carteira e tentar comprar tudo o que puder à vista são alguns desses comportamentos a serem aplicados.

Com eles e um bom planejamento de sonhos de curto, médio e longo prazo, você consegue usar chegar ao nível de equilíbrio, segurança e realização econômica sem precisar ganhar na loteria ou usar da sorta. Contar com a inteligência financeira para vencer na vida é um caminho mais seguro e certo para chegar onde você almeja.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Pronto para usar a inteligência financeira para vencer na vida? Comente.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado