Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como conversar sobre dinheiro com o namorado

A- A+

Atire a primeira pedra quem nunca teve uma discussão conjugal por questões financeiras. De acordo com um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), os gastos são motivo de briga para até 17% dos casais. É por isso que aprender como conversar sobre dinheiro com o namorado é importante para a saúde financeira e emocional.

Ainda de acordo com a pesquisa, feita com 656 casais, os conflitos aumentam para 22% deles quando estão em situação de inadimplência. Para evitar o desgaste, a orientação é manter uma linha de diálogo aberta. Se você não tem a mínima ideia sobre como abordar o assunto com seu amado, as dicas a seguir podem ajudar.

como conversar sobre dinheiro com o namorado

Manter um diálogo aberto sobre as finanças ajuda a evitar brigas. Foto: iStock, Getty Images

Como conversar sobre dinheiro com o namorado

A temática das finanças pode ser muito delicada, já que a educação financeira e os hábitos de consumo das pessoas dependem da forma como foram ensinadas a lidar com despesas. Mas, na vida a dois, a comunicação sempre torna mais fácil administrar o orçamento. Veja, a seguir, três dicas que podem ser úteis para evitar brigas:

  1. Dialogue sem julgamentos

Não inicie a conversa com o namorado a partir de alguma reclamação sobre dinheiro. O ideal é estar com a cabeça fria antes de dialogar e utilizar o momento para conhecer mais sobre os hábitos financeiros dele. De uma forma descontraída, procure saber como ele costuma lidar com as finanças, se gosta de economizar, quais são seus maiores sonhos.

  1. Defina prioridades junto ao parceiro

A partir do momento em que você adquire mais confiança no seu companheiro, vocês podem começar a definir o futuro juntos – e assim evitar conflitos. Considerando os ganhos financeiros de ambos, é possível estabelecer metas a longo prazo, estipular um orçamento para gastos fixos e supérfluos e verificar quanto é viável poupar. Se ambos respeitarem o que for combinado, as brigas serão raras ou inexistentes.

  1. Avalie a melhor forma de administrar finanças

Não existe uma fórmula mágica para garantir sucesso na administração do dinheiro em um relacionamento. Há casais que preferem manter uma conta conjunta, outros prezam pela autonomia de ter contas separadas. Trata-se de uma questão muito particular. Por isso o diálogo é importante para definir a opção mais confortável e menos estressante para você e seu companheiro.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas que ensinam como conversar sobre dinheiro com o namorado? Vai colocá-las em prática? Deixe um comentário com a sua opinião sobre o artigo.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label