Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda como mudar de vida na crise

A- A+

Quando o momento não é favorável, vagas de emprego e situação geral da economia ficam prejudicadas. Nesse contexto, muita gente precisa encontrar caminhos para se reinventar e descobrir como mudar de vida em meio à crise. Com ideias criativas e boas doses de flexibilidade e disposição, é possível achar oportunidades no que parecia perdido.

Como mudar de vida na crise

Em seu blog, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi afirmou que o clima e o cenário econômico para os próximos meses dão a ideia de que está tudo certo, mas nada está realmente resolvido. É que a economia começa a se recuperar e o medo inicial da crise já perdeu força, mas a recessão continua e muitas empresas ainda correm risco de demissões em massa ou de falência.

Com essa insegurança na indústria, comércio e no mercado de serviços, os empregos estão em risco e é importante ter um segundo plano em mãos para mudar de vida, caso seja preciso. Diminuir o padrão de vida ou partir para o empreendedorismo, abrindo negócios próprios familiares, atuando em atividades liberais, para encontrar novas possibilidades.

Para Cerbasi, as mudanças nem sempre são ruins, mas exigem estratégia e organização. Quando você se vê obrigado a mudar de vida, não encare como um fracasso, mas sim como uma oportunidade de refazer aquilo que não deu certo da primeira vez. Gastava demais com aluguel? Mude-se para um apartamento menor, que seja 20% mais barato ou que você possa comprar.

como mudar de vida

Abrir um negócio pequeno em um ramo do qual você gosta pode ser uma saída para as complicações da crise. Foto: iStock, Getty Images

Seja flexível

Gustavo Cerbasi diz, ainda, que há como mudar de vida de um jeito confortável, mas é preciso pensar com foco e encontrar soluções criativas para chegar ao objetivo inicial. Quer fazer um curso caro? Tente uma bolsa. Vai viajar? Compre tudo em promoção. Precisa trocar de carro? Desista do 0 km e compre um seminovo, que é mais barato.

Ser flexível também é uma característica importante para quem se vê obrigado a mudar de vida. Esteja preparado, desde o princípio, para os imprevistos. Se você tem um objetivo e traçou um plano para alcançá-lo, trace também dois planos “B”. Um para o fracasso, buscando uma solução mais em conta, e outro para o sucesso acima do esperado, buscando uma opção melhor.

O especialista diz ainda que é importante manter-se otimista, mesmo na crise. Quando você for fazer o seu novo plano financeiro, para mudar de vida, pense que toda situação negativa tende a melhorar e projete aquilo que você espera do seu futuro. Sabendo onde quer chegar, a tendência é que você procure informações e comece a agir naturalmente para que seus planos funcionem.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Agora que você já sabe como mudar de vida, está pronto para tomar uma atitude? Comente.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado