Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como fazer um plano financeiro de sucesso

A- A+

Planejar as suas finanças e saber exatamente onde você quer chegar, em quanto tempo pretende alcançar o objetivo e como vai fazê-lo é fundamental para um orçamento equilibrado. Mas não há como fazer um plano financeiro se você não tiver flexibilidade, diz o consultor financeiro Gustavo Cerbasi. Levar em conta os contratempos é fundamental.

A importância da flexibilidade

Segundo Cerbasi, especialista em educar pessoas para a construção de um planejamento pessoal das finanças, é muito raro que esse tipo de plano obtenha sucesso completo em todas as suas etapas. Considerando que fazer um plano financeiro é algo que gera resultados por um longo período de tempo, é praticamente impossível que nada fuja da rota traçada.

Em um vídeo educativo divulgado em sua página oficial, Gustavo Cerbasi afirma que ele próprio é prova de que não tem como fazer um plano financeiro sem ser flexível e que essa flexibilidade pode ser muito positiva. Conforme o consultor, o planejamento que ele fez para gerar resultados em 15 anos obteve sucesso em 5 anos, em função de ele ter aceitado sugestões e escolhido atalhos.

Um plano financeiro é como um mapa de viagem, que orienta você sobre o que fazer entre o início e o fim de um trajeto. Para Cerbasi, é certo que os obstáculos aparecerão nesse caminho e você precisará ser flexível para decidir se vai escolher outra rota ou se vai pegar um atalho para chegar no mesmo objetivo. A questão não é qual escolha tomar e, sim, aceitar que é preciso escolher.

como fazer um plano financeiro

Ter flexibilidade para lidar com imprevistos é fundamental para o sucesso de um bom planejamento financeiro. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer um plano financeiro

Gustavo Cerbasi diz que fazer um plano financeiro é fundamental para o sucesso de qualquer orçamento. Mesmo que seja necessário prever possíveis contratempos e estar aberto a mudanças, é preciso que você saiba onde quer chegar. E, por isso, é também necessário saber de onde você está partindo. Saiba qual a sua realidade financeira, suas receitas e despesas, em detalhes.

Como o seu objetivo é o ponto principal ao fazer um plano financeiro, tenha uma definição clara de onde você pretende chegar. Defina sonhos e metas para realizar em curto, médio e longo prazo, estabelecendo quanto vai precisar para realizá-los. No fim das contas, você acaba sendo estimulado a gastar menos e faz sobrar uma boa quantia da sua renda.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Agora que você já sabe como fazer um plano financeiro, coloque as dicas em prática. Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado