Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Preço de imóveis começa a cair: é hora de comprar o seu?

A- A+

Se você pensa em mudar de casa ou apartamento, e até mesmo se livrar do aluguel, saiba que o momento é favorável. A crise econômica não chegou ao fim, mas já é possível observar que o preço de imóveis começa a cair gradativamente. No período de um ano, de acordo com o Índice FipeZap, a queda real nos valores foi de 8,17%.

Baseado em anúncios da internet, o índice acompanha mensalmente os preços do metro quadrado de apartamentos em 20 cidades brasileiras. Considerando pelo menos sete delas – Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo -, o valor dos imóveis caiu 0,7% nos últimos 12 meses. Isso sinaliza boas oportunidades de negócio.

preço de imoveis começa a cair

Com queda nos preços, o momento é favorável para bons negócios na compra de imóveis. Foto: iStock, Getty Images

Aproveite que o preço de imóveis começa a cair

Ficar atento às mudanças constantes no mercado imobiliário pode ser a chave para garantir mais economia na hora da compra. Agora que você já está ciente de que há uma queda nos valores, vale conferir mais algumas dicas para adquirir um imóvel com mais segurança e menos endividamento.

  1.  Tenha um orçamento e avalie seu crédito

Antes de se comprometer financeiramente com a compra de um imóvel, é fundamental estabelecer um orçamento e avaliar sua disponibilidade de crédito junto ao banco. No contexto de uma economia instável no país, não extrapole no investimento e certifique-se de que você pode arcar com as parcelas.

  1. Verifique a documentação

Para não entrar em furadas e perder dinheiro, lembre-se de monitorar a documentação do imóvel com o vendedor antes de realizar a compra. Se você adquirir na planta, é importante manter contato com a construtora para verificar a situação.

  1. Estude o valor da entrada

Quanto maior o valor da entrada, menores as despesas com as quais você terá de arcar futuramente – incluindo juros. Por isso, é interessante já ter algum dinheiro guardado antes de adquirir o imóvel, para desembolsar 50% ou mais do valor total no momento da compra. Assim, você diminui o risco de inadimplência e pode até conseguir outros descontos. Lembre-se: quem tem capital em mãos, possui muito mais autonomia para negociar.

Você vai se interessar por:

Assistência para o seu carro

Tudo certo com as placas do seu carro? Agora é hora de garantir segurança para os momentos imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

O que achou das dicas para fazer negócio agora que o preço de imóveis começa a cair? Deixe um comentário.

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro
investir em imóveis