Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda por que a poupança rende tão pouco

A- A+

Os saques da caderneta têm se tornado cada vez mais constantes. No primeiro semestre deste ano as retiradas superaram os depósitos em R$ 42,6 bilhões, segundo o Banco Central. A necessidade do dinheiro para pagar contas em consequência do aumento do custo de vida e a baixa rentabilidade do investimento são apontados como os principais explicações para os números. Mas por que a poupança rende tão pouco atualmente?

por que a poupança rende tão pouco

Caderneta de poupança é o investimento mais popular entre os brasileiros, mas não tem rendimento alto. Foto: iStock, Getty Images

Por que a poupança rende tão pouco

A resposta tem a ver com o momento atual do país e sua taxa de juros. Isso porque, desde 2012, a poupança começou a ter seu rendimento atrelado à meta da taxa Selic, que é determinada pelo Banco Central do Brasil (BCB).

Por exemplo, no cenário atual, com uma Selic bem acima dos 8,5%, a rentabilidade da caderneta fica valendo conforme a variação da Taxa Referencial (TR) mais juros de 0,5% ao mês. Levando em conta que o lucro anual da poupança tem ficado na casa dos 6%, a perda de capital é considerável, já que o valor da inflação está bem acima disso.

O panorama seria diferente se, por exemplo, a taxa básica de juros estivesse controlada e igual ou abaixo dos 8,5%. Se o cenário fosse esse, o rendimento da poupança seria de 70% da Selic mais a TR.

Alternativas à poupança

Para quem pensa em sacar o dinheiro da poupança, mas não para usá-lo para cobrir despesas, a saída, para ter um retorno melhor, é trocar alocar seu capital em outra modalidade de investimento.

Uma alternativa são os títulos do Tesouro Direto. No Tesouro Selic, por exemplo, você conta com a mesma praticidade e segurança da caderna, mas com um rendimento bem melhor. Este título público paga ao investidor a variação da taxa básica de juros durante o período da aplicação.

Outra opção é o Certificado de Depósito Bancário (CDB). É uma modalidade pós-fixada atrelada à taxa DI, o que significa dizer que o investidor recebe parte desse percentual, muito próximo ao valor da Selic. O investimento também oferece um rendimento melhor do que o da poupança. Essa retorno é maior mesmo o CDB sofrendo desconto do Imposto de Renda.

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

Entendeu por que a poupança rende tão pouco? Se restou alguma dúvida, deixe um comentário.

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
dividir aluguel com alguém
vale a pena ter seguro de vida
dinheiro poupança pode ser penhorado
cooperativa habitacional