Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é previdência complementar e seus benefícios

A- A+

Você já deve saber que a situação nos cofres públicos não é das melhores. A estimativa é de que o rombo no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) chegue aos R$ 146 bilhões – alta de 70% em relação a 2015. Diante de instabilidade desse cenário, compreender o que é a previdência complementar pode ser uma boa alternativa para quem pensa no futuro.

Inicialmente, é importante citar que a previdência complementar – ou privada – é um benefício opcional. Funciona como um seguro previdenciário extra, de acordo com a necessidade e vontade do cidadão. Por meio dele, é possível ter mais tranquilidade financeira na aposentadoria, já que os benefícios da Previdência Social nem sempre são suficientes.

o que é previdência complementar

Previdência privada é investimento a longo prazo. Foto: iStock, Getty Images

O que é a previdência complementar? Saiba como funciona

Se você deseja manter uma vida estável depois que se aposentar, pode enxergar a previdência privada como um investimento a longo prazo. Ela funciona de forma semelhante à poupança, permitindo que você contribua com um determinado valor mensalmente e retire o saldo acumulado quando precisar.

O valor pode ser resgatado integralmente ou recebido em partes a cada mês, como uma pensão ou aposentadoria tradicional. Assim, quanto mais dinheiro você acumular ao longo dos anos, maior será o conforto financeiro quando a aposentadoria chegar. Ficou interessado? Então o próximo passo é encontrar uma instituição que ofereça um bom plano.

Aqui, é importante mencionar que existem dois tipos de previdência complementar: a aberta e a fechada. A primeira é comercializada por seguradoras e bancos, podendo ser adquirida por pessoa física e jurídica. Essas entidades gestoras são fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), do Ministério da Fazenda.

Já no caso da previdência fechada, são as próprias empresas – do setor privado ou público – que oferecem o plano, contemplando apenas seus funcionários. Neste caso, a fiscalização é de responsabilidade da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), ligada ao Ministério da Previdência Social.

Antes de investir na previdência privada, portanto, é interessante verificar todas as opções à sua disposição. Alguns planos, além de garantir a aposentadoria, oferecem proteção contra riscos de doenças, acidentes e morte, por exemplo. Estude as possibilidades e invista naquela mais adequada para você.

Você vai se interessar por:

Proteja sua família e concorra a prêmios

Independentemente do tipo de seguro contratado, o melhor custo-benefício é o bem-estar da sua família. Com o Seguro Premiado Vivo, você garante a proteção dos seus entes queridos e ainda concorre a prêmios no valor de R$ 2.500 por dia. Para participar, basta enviar a palavra SEGP para 8051.

> Seguro Premiado Vivo: Proteja a sua família e concorra a prêmios

E você, conseguiu entender o que é a previdência complementar e como ela funciona? Esse artigo foi útil para você? Deixe um comentário.

Planejando a aposentadoria de pessoa com deficiência
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro
vale a pena ter seguro de vida
dinheiro poupança pode ser penhorado