Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como abrir uma empresa de coleta de lixo em 4 passos

A- A+

No Brasil, 38,5% da população não tem acesso a serviços de tratamento e destinação adequada de resíduos, segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Esses números, apesar de alarmantes, representam uma oportunidade para quem quer empreender na área, Mas, para isso, é preciso saber como abrir uma empresa de coleta de lixo antes.

Os cuidados para iniciar nesse tipo de negócio são muitos. Eles vão desde a escolha do local adequado para instalação da empresa, passando pela contratação de funcionários capacitados e avaliação dos equipamentos necessários, até o conhecimento da legislação que regulamenta o setor. Veja o que considerar em cada um desses fatores e saiba como abrir uma empresa de coleta de lixo.

como abrir uma empresa de coleta de lixo

O manejo correto dos resíduos é uma preocupação cada vez maior na nossa sociedade. Foto: iStock, Getty Images

Como abrir uma empresa de coleta de lixo

  • Instalação da empresa

O ponto de partida para o seu negócio é a escolha do local para instalação da sua empresa. Para o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae -MG), o indicado é optar por um lugar de fácil acesso e higienização para o depósito dos caminhões.

A entidade também recomenda levar consideração aspectos como disponibilidade de água, luz, esgoto e segurança na região. Uma empresa de coleta de lixo deve conter: area de carga/descarga; escritórios; estacionamento; estoque e vestiários/banheiros.

  • Corpo técnico

Assim como qualquer outro negócio, este tipo de empreendimento exige profissionais capacitados para realizar suas funções. Um equipe alinhada a proposta é mais do que necessário também.

Contar com auxiliares de serviços gerais e financeiro, carregadores de material, gerente, motorista e contador podem ser suficientes se você deseja manter uma coletora de lixo. Caso tenha o interesse de fazer reciclagem de produtos em conjunto, um operadores das máquinas, supervisor de produção, vendedores e compradores e alguns técnicos com habilidades em processos químicos podem ser necessários.

  • Maquinário e equipamentos

Uma empresa de coleta de lixo não exige um maquinário muito complexo. Uma pequena frota de caminhões, caçambas, esteiras, peneiras e separadores de resíduos podem bastar. Somam-se a eles, equipamentos de limpeza e de proteção.

Agora, para aliar uma empresa de reciclagem, é preciso um pouco mais de investimento. Isso porque é necessário se utilizar de máquinas específicas para tratar algumas matérias-primas.

  • Legislação ambiental

Por lidar diretamente com lixo, esse tipo de empresa é considerada uma potencial poluidora e precisa receber um aval para a sua construção. Prefeituras e, em alguns casos, Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SUPRAM) têm de expedir um licenciamento ambiental para o seu empreendimento.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E você, pensando em como abrir uma empresa de coleta de lixo? Comente.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
feiras de trocas
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria