Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como abrir um salão de beleza com 4 dicas

A- A+

As brasileiras estão entre as mulheres mais vaidosas ao redor do globo. Isso não é mera especulação. Segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o terceiro maior consumidor de cosméticos no mundo. Por isso, aprender como abrir um salão de beleza é uma ótima opção para quem deseja empreender.

Se você ainda não está convencido de que vale a pena investir no mercado da estética, é interessante ficar por dentro de mais algumas informações. Inicialmente, é válido destacar que a indústria da beleza tem um papel significativo na economia brasileira e representa cerca de 1,8% do produto interno bruto (PIB) nacional. Ainda de acordo com a ABIHPEC, só em 2014 o faturamento do setor foi de R$ 101,7 bilhões.

como abrir um salão de beleza

Ramo da beleza está em constante expansão no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Como abrir um salão de beleza?

Diante dos dados mencionados, fica evidente que abrir um salão de beleza é uma ótima oportunidade para lucrar. Mas, independentemente do porte do espaço que você deseja inaugurar, o planejamento é fundamental para dar início ao negócio e fidelizar clientes. Não sabe nem por onde começar? Então confira quatro dicas:

  1. Faça uma pesquisa de mercado

Antes de abrir um salão, é muito importante fazer uma análise desse tipo de empreendimento. Visite alguns estabelecimentos, converse com as pessoas para saber quais serviços estéticos elas mais procuram e encontre um diferencial para o seu negócio. Tenha atenção, também, à localidade do espaço. Prefira um ambiente de fácil acesso, longe da concorrência e que esteja próximo do seu público-alvo.

  1. Planeje a prestação dos serviços

É fundamental definir que tipo de serviços o seu salão de beleza irá oferecer. Nesse contexto, estar atualizado para disponibilizar o maior número de procedimentos possíveis sem perder qualidade no serviço pode garantir um ponto extra na hora de conquistar a clientela.

  1. Realize um plano operacional e financeiro

Manter um salão de beleza é impossível sem planejamento. É indispensável ter um orçamento e estar preparado para arcar financeiramente com as despesas. No cálculo, deve estar incluída a verba necessária tanto para a aquisição dos equipamentos necessários na prestação do serviços – quanto para arcar com custos fixos de luz e telefone, por exemplo.

  1. Capacite sua equipe

No ramo da beleza, estar atualizado é muito importante. No fim das contas, a qualidade do serviço prestado é o que vai fazer as pessoas retornarem ao seu estabelecimento. Por isso, certifique-se de treinar bem os seus funcionários e, sempre que possível, investir em cursos de capacitação.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre como abrir um salão de beleza? Elas foram úteis para você? Responda nos comentários.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria