Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Evite os juros de cartão de crédito atrasado

A- A+

A grande maioria dos brasileiros enxergam o dinheiro de plástico como algo positivo (76%). No entanto, 47% não conseguem controlar os gastos com ele. Isso acontece muito em função do desconhecimento do crédito rotativo, que leva os consumidores a pagar os juros de cartão de crédito atrasado.

O levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que  54,7% dos usuários de cartão não conhecem os juros cobrado quando há atraso no pagamento da fatura.

Outro dado que preocupa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, é que mais de um quarto (26,5%) desses consumidores não analisam as taxas e juros que são cobradas nas operações. Para Marcela, isso é um erro grave.

“Quando alguém adquire o cartão de crédito, está aderindo a um poderoso mecanismo de consumo, que exige responsabilidade e domínio sobre as regras de uso. Ignorar as taxas e juros é desaconselhável pois, no caso do cartão, elas costumam estar entre as mais altas praticadas no mercado”, completa.

juros de cartão de crédito atrasado

Juros de cartão de crédito atrasado estão entre os mais altos cobrados pelo mercado.

5 dicas para fugir dos juros de cartão de crédito atrasado

Para você fugir dos juros de cartão de crédito atrasado, é preciso saber utilizar a ferramenta de forma responsável e consciente. Confira cinco orientações do educador financeiro Reinaldo Domingos e evite que a bola de neve cresça.

  • Evite pagar a parcela mínima, as altas taxas de juros cobradas acabam levando a pessoa à inadimplência. Caso não consiga pagar a parcela total, procure outra linha de crédito que não ultrapasse 2,5% ao mês;
  • Sempre que possível, compre à vista e peça desconto. Caso não haja juros no parcelamento e orçamento estiver apertado, essa também pode ser uma opção, desde que bem avaliada.
  • Resista às compras por impulso. Sempre pergunte se realmente precisa disso, se tem dinheiro para comprar e se tem como pagar a fatura total do cartão no seu vencimento.
  • Fique atento ao limite. Ele nunca deve ultrapassar 50% do salário ou renda mensal, o que evitará gastar mais do que se recebe;
  • Cuide do número de cartões. Se tiver apenas um ganho mensal, tenha apenas um cartão de crédito. Caso receba semanalmente, poderá ter até três, para os dias 10, 20 e 30. Com isso, poderá comprar seis dias antes do vencimento de cada um deles, ganhando 36 dias para pagamento.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, pronto para evitar os juros de cartão de crédito atrasado? Comente.

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
sonho de consumo
app para gastos pessoais
melhores universidades do brasil