Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Uso do cartão de crédito cresce; veja por quê

A- A+

O uso do cartão de crédito cresceu muito nos últimos anos. Para se ter uma ideia, segundo levantamento recente do Banco Central, somente em 2015 os brasileiros gastaram R$ 678 bilhões com essa modalidade de pagamento. Os números representam um crescimento de 9% na comparação com 2014.

Mas, o que pode estar levando os consumidores a preferirem o cartão? O Vivo Seu Dinheiro separou algumas razões que podem explicar um pouco desse aumento na sua utilização. Confira dez vantagens do uso do cartão de crédito e aproveite-as você também.

uso do cartão de crédito

Apenas em 2015, brasileiros gastaram R$ 678 bilhões com o cartão de crédito. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens do uso do cartão de crédito

  • Conveniência: é muito mais prático carregar um pequeno objeto de plástico do que grandes quantias de dinheiro.
  • Segurança: mesmo que você seja roubado, o criminoso precisará saber os seus dados para conseguir lhe tirar alguma quantia de dinheiro. Além disso, um cartão chama muito menos a atenção que cédulas.
  • Poder de compra: significa que você pode adquirir um bem que precisa sem ter o dinheiro para isso. Talvez seja essa a maior vantagem, que se transforma facilmente em desvantagem quando não há controle.  
  • Imprevistos: ótimo para momentos emergenciais, em que não se tem o dinheiro para fazer um pagamento que não estava programado;
  • Liberdade: o cartão lhe dá condições de alívio por até uns 40 dias, antes que você comece a pagar juros;
  • Internacionalidade: alguns cartões são aceitos – de maneira presencial ou virtual – em quase todos os cantos do mundo. Você pode fazer compras no exterior, pela internet e utilizá-los para sacar dinheiro em diferentes países;
  • Pagamentos parcelados sem juros: muito melhor do que ficar distribuindo cheques pré-datados, com todos os seus dados e mais a sua assinatura por aí;
  • Programas de fidelidade: aproveite prêmios, descontos, bônus, milhas e outras vantagens que esses tipos de serviços oferecem para quem usa o cartão;
  • Controle dos gastos: por meio de faturas e extratos, você consegue organizar o seu orçamento. As compras feitas por ele já ficam registradas, mantendo à vista o saldo disponível para o restante do mês.
  • Crédito imediato: uma vez aprovado, não será exigido muitas outras garantias como fiador, promissórias entre outras. Mas deve ser usado com muito cuidado, pois seus juros estão entre os maiores do mercado.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, como faz uso do cartão de crédito? Deixe um comentário nos contando.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito