Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira nossas dicas e veja como lidar com a ganância

A- A+

Ganância é, segundo o dicionário oficial do Google, a ânsia por ganhos exorbitantes e o desejo exagerado de ter ou receber mais do que os outros. O limite entre ser ambicioso e ganancioso é tênue, e é preciso saber como lidar com a ganância para que ela não acabe complicando a sua vida financeira e levando você a um ponto sem retorno.

Os malefícios de ser ganancioso

Segundo a psicóloga Elaine Ribeiro, em seu blog Temas em Psicologia, a ganância é um sentimento causado pela insatisfação, que, por sua vez, é uma condição humana que tem parte importante na evolução do homem. Mas é preciso saber como lidar com a ganância – e a insatisfação – para que elas não acabem se tornando maiores do que você pode suportar.

A profissional diz que ambição e ganância são características muito próximas em uma pessoa e que se distinguem, apenas, por seus resultados. Enquanto o ambicioso está sempre em busca de novas conquistas para construir algo, o ganancioso acaba destruindo oportunidades e relações por não saber medir o seu desejo por novas aquisições.

Além disso, os objetivos de cada um também são diferentes. Quem tem ambição, quer chegar ao seu objetivo para alcançar a realização pessoal. Já quem sofre com a ganância quer chegar a um objetivo antes de qualquer outra pessoa, para não ter de repartir os méritos da conquista. Com isso, a pessoa acaba perdendo o equilíbrio e passando dos limites, inclusive nas finanças.

como lidar com a ganância

Quando o acúmulo de dinheiro é sinônimo de realização pessoal, você está tendo um comportamento ganancioso. Foto: iStock, Getty Images

Como lidar com a ganância

O mercado financeiro e de consumo explora essa insatisfação de forma intensa. Investimentos da moda, roupas e acessórios que garantem um certo status, carros, casas e tantos itens materiais que formam uma imagem de estabilidade e sucesso financeiros que nem sempre é verdadeira. Se você costuma viver para impressionar, é hora de começar a lidar com a ganância.

Por querer ter sempre mais do que os outros, você pode acabar gastando mais do que tem para aparentar ser quem você não é. São compras parceladas, hábitos que custam caro e uma série de costumes que levam ao caminho do endividamento. O cartão de crédito pode se tornar um inimigo nessas horas, já que você perde a noção de quanto pode gastar.

Por isso, o caminho para lidar com a ganância é controlar os seus impulsos. Se você perceber que não consegue evitar esses gastos, procurar ajuda de um psicólogo ou educador financeiro é recomendável. O segredo é conhecer os seus limites. Quando você percebe que não está consumindo para si e sim para parecer superior perante os outros, é o sinal de que passou dos limites.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, já descobriu como lidar com a ganância? Deixe um comentário com seu relato.

vale a pena economizar
como aprender com erros de finanças
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito